TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
campanha é prorrogada

Apenas 25% do público-alvo foi vacinado contra pólio em João Pessoa

Dados chamam atenção das autoridades de saúde, que temem a perda da condição de erradicação da doença, registrada em 1994.

Por Cristiano Sacramento Publicado em
O objetivo é vacinar com as primeiras doses crianças de 1 a 4 anos e incentivar aplicação da dose de reforço em crianças mais velhas
O objetivo é vacinar com as primeiras doses crianças de 1 a 4 anos e incentivar aplicação da dose de reforço em crianças mais velhas (Foto: Kleide Teixeira / PMJP)

Números preocupantes. Apenas 25% do público-alvo da vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) está imunizado em João Pessoa. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde. Em razão da baixa procura, que estende-se por todo Brasil, o Ministério da Saúde anunciou a prorrogação da campanha, que seguirá até 30 de setembro – ao invés desta sexta-feira (9), quando seria encerrada.

O objetivo é vacinar com as primeiras doses crianças de 1 a 4 anos e incentivar aplicação da dose de reforço em crianças mais velhas. No Brasil, apenas 34% desse público tomou a vacina. A meta do MS é vacinar 95% do público-alvo de 14,3 milhões de pessoas.

Também foi prorrogada a campanha de multivacinação, que acontece no mesmo período da poliomielite. A campanha busca incentivar a atualização de caderneta de vacinação das crianças pelos responsáveis. Estão disponíveis 18 vacinas que compõem o calendário nacional de vacinação.

Onde vacinar

Em João Pessoa, para garantir a imunização contra a polio, os pais ou responsáveis pelas crianças devem procurar as Unidades de Saúde da Família (USFs) mais próxima, Policlínicas Municipais ou o Centro de Imunização, no bairro da Torre.

Vacinas

As vacinas são, comprovadamente, o meio mais seguro e eficaz de proteção contra inúmeras doenças infecciosas e funcionam ao simular, de forma segura, uma infecção, sem causar a doença nem efeitos colaterais graves. A partir do momento que as doses são aplicadas, a vacina desencadeia uma série de reações imunológicas, que levam a um estado de proteção (imunidade protetora) contra a doença para a qual a vacina foi desenvolvida.

Veja mais:



Relacionadas