TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Arte na Borborema

Campina Grande garante obras paraibanas em edificações urbanas 

Programa Habite-se vai abrir espaço às obras de artistas da Rainha da Borborema

Por Edcesar Oliveira Publicado em
De 2016 até 2022, cerca de 150 obras artísticas já foram instaladas na cidade
De 2016 até 2022, cerca de 150 obras artísticas já foram instaladas na cidade (Divulgação / Prefeitura de Campina Grande)

Uma Lei Municipal deu a garantia para que as obras de artistas paraibanos sejam instaladas em edificações urbanas de Campina Grande. O programa Habite-se, da Secretaria de Cultura do município, trabalhava desde 2016, junto ao setor de construção civil, para que os projetos arquitetônicos fossem aprovados e as telas, esculturas e painéis fossem colocados em prédios e condomínios da cidade.

A Lei se aplica nas edificações superiores a 2.500m², com os construtores e os engenheiros sendo devidamente notificados como cada edificação deve se enquadra ao projeto cultural. A ideia é regular e fomentar cada vez mais o meio artístico nas artes visuais e dá evidência às obras por meio das respectivas construções. De 2016 até 2022, cerca de 150 obras artísticas já foram instaladas na cidade Rainha da Borborema.

Em breve, a Secretaria de Cultura de Campina Grande vai fazer um chamado para que os artistas visuais possam criar seus portfólios digitais em busca de uma melhor visibilidade frente aos gostos dos solicitantes das construções.

De acordo com o programa Habite-se, as telas, esculturas, estátuas ou qualquer outra obra de arte têm que estar em harmonia com o tamanho do espaço onde será instalada. Por fim, o próprio requerente encaminha a solicitação para a Secretaria analisar o processo e agendar o fiscal para a visita do deferimento ou dos ajustes.



Relacionadas