Operação policial: fraudes em licenças ambientais são investigadas na Paraíba
Buscas aconteceram em João Pessoa, na sede da Sudema, além de endereços de servidores.
Uma operação integrada foi deflagrada na manhã desta terça-feira (20), e cumpre mandados de busca e apreensão contra suspeitos de corrupção na Superintendência de Administração do Meio Ambiente da Paraíba (Sudema). A ação tem nome de 'Licença', cujos mandados de busca e apreensão foram expedidos pela 4ª Vara Criminal de João Pessoa.
A investigação apura fraudes ambientais, além de organização criminosa. Oito mandados judiciais de busca e apreensão devem ser cumpridos até o fim do dia.
Endereços em João Pessoa são inspecionados. A sede da autarquia é um dos alvos da busca, que concentra-se em recolher documentos, equipamentos, registros e indícios que comprovem a prática de fraude em processos destinados à concessão de licenças ambientais. De acordo com a força-tarefa, as práticas eram executadas por servidores públicos em atuação no órgão. Estes recebiam vantagens indevidas.
Articulada pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público da Paraíba (MPPB), a operação conta com reforço de equipes das forças de segurança da Paraíba, como as polícias Civil, Militar e o Grupo de Operações Especiais (GOE) - do MPPB.
A operação conta com a participação de 74 agentes. Entre eles promotores de Justiça, servidores do GAECO, policiais civis e militares, delegados e agentes de investigação.
Veja também: