Vai abastecer? Conheça os tipos de combustíveis mais indicados para o seu carro
Veja as principais características de cada tipo de combustível
São vários os tipos de combustíveis disponíveis nos postos em todo o Brasil, o que pode gerar confusão no consumidor na hora de abastecer o carro. Afinal, quais as principais diferenças entre os tipos de combustíveis mais utilizados no país e qual deles é o ideal para abastecer seu carro?
Gasolina, etanol, diesel e o Gás Natural Veicular (GNV) são alguns dos tipos de combustíveis mais conhecidos pelos motoristas no país, e encontrados nos principais postos de combustíveis. Mas diante dos gastos para dar manutenção, pagar seguro de carro e abastecer o veículo, o condutor precisa conhecer mais cada tipo de combustível e saber qual deles é o indicado comprar na hora de fazer o abastecimento do veículo.
Veja a seguir as principais características:
Gasolina Comum
A gasolina é o combustível mais consumido por veículos de passeio no Brasil. Ela é conhecida por ser poluente para o meio ambiente, devido ao lançamento de gases na atmosfera do planeta. Além disso, a queima da gasolina também costuma deixar resíduos, o que pode atrapalhar no funcionamento do veículo, ou aumentar o consumo. Em sua composição, é obrigatório um percentual máximo de 27% de etanol anidro. A Octanagem mínima é de 87 IAD (índice antidetonante).
Gasolina Aditivada
A gasolina aditivada nada mais é do que a gasolina comum, mas com agentes dispersantes, como detergentes, que colaboram para uma maior limpeza do motor. Desta forma, o carro pode ganhar uma maior vida útil e ficar mais econômica. O uso da gasolina aditivada é recomendado de forma permanente ou periódica como, por exemplo, à cada três ou quatro abastecimentos. Em relação ao preço, o litro da gasolina aditivada costuma ser mais caro do que a gasolina comum nos postos.
Gasolina Premium
Alguns motoristas não estão familiarizados com a gasolina Premium, no entanto, é outro tipo do combustível vendido no Brasil e que tem como característica a maior octanagem (95 IAD) e uma menor adição do etanol anidro na composição (cerca de 25%).
Etanol
Feito a partir do Etanol hidratado da cana de açúcar, esse combustível tem como principal característica ser renovável e menos agressivo ao meio ambiente. Comercializado desde 1970, o etanol tem um aproveitamento maior do motor devido à octanagem de 100 IAD. A queima do litro de etanol, no entanto, gera menos energia do que a gasolina, o que faz o combustível apenas valer a pena quando o preço atinge cerca de 70% do valor da gasolina.
Diesel
O motor a diesel tem como principais características o fato de ser um combustível de baixo consumo, além de ser mais barato que a opção tradicional para os veículos de passeio, a gasolina.
Em veículos mais pesados, o diesel, que também gera uma maior durabilidade do motor, é mais recomendado do que a própria gasolina, além de mais econômico.
GNV
O Gás Natural Veicular (GNV) é a opção mais econômica do mercado quando se trata de combustíveis. Isso pelo fato de que, além do valor ser mais em conta para rodar uma quilometragem maior, o GNV costuma dar ao motor uma vida útil mais longa.
Para que o GNV seja utilizado de forma segura, no entanto, são necessários alguns cuidados como, por exemplo, a certificação de uso. O procedimento de instalação do kit de GNV deve ser feito em uma oficina homologada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e o equipamento deve passar por revisão e manutenção para continuar funcionando da forma adequada.