Campanha incentiva doações de leite materno em João Pessoa
Mulheres aptas para doar leite materno são atendidas pela "Rota Domiciliar" e não precisam sair de casa
O leite materno é considerado o alimento mais completo para os bebês - e não à toa. Fundamental para o desenvolvimento das crianças, ele sacia a fome, reduz a chance de hipertensão e diabetes e ainda diminui os riscos de infecções e alergias. Para conscientizar sobre a importância da amamentação, a campanha “Agosto Dourado” promove ações que incentivam o ato de amamentar.
Durante a primeira semana deste mês, em João Pessoa, a programação da campanha acontece no Banco de Leite Humano do Instituto Cândida Vargas. Um dos objetivos é estimular a doação de leite materno, que é sinônimo de vida para os bebês prematuros internados nas unidades de saúde.
Quais mães podem doar?
A mulher que amamenta e tem leite excedente deve ligar no 3214-1390 ou contato via WhatsApp 98795-8192 e fazer o cadastro e/ou agendamento. Logo após, será feita uma análise do cadastro para saber se ela está apta a ser doadora.
Para fazer a doação, a mãe deve estar saudável, sem nenhum processo gripal, doença infectocontagiosa, nem ter tomado medicamento de uso contínuo, como psicotrópico.
Sem sair de casa
Se a mãe estiver apta para doar, a central responsável agenda um dia para a Rota Domiciliar ir até a casa dela e entregar o kit de coleta de leite materno.
Para coletar o leite, é preciso lavar as mãos com água e sabão, usar touca e máscara, então, coleta o leite em um frasco esterilizado. Após a coleta, a doadora agenda o dia para a central pegar esse leite.
Leia também: