TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Problema recorrente

Santa Rita, na PB, sofre com falta d'água e pressão fraca em torneiras

Em maio deste ano, a prefeitura anunciou o fim do contrato com a Cagepa e adesão a uma empresa privada.

Por Edcesar Oliveira Publicado em
Torneira de aguaebc
(Foto: Reprodução/Agência Brasil)

Moradores de diferentes bairros do município de Santa Rita, na Região Metropolitana de João Pessoa, têm sofrido com a falta de água desde a última semana. Tibiri, Marcos Moura, Heitel Santiago são os principais afetados. Segundo a Águas do Nordeste (ANE), empresa responsável pelo abastecimento de água, desde maio deste ano, o problema ocorre devido a vários fatores, como grandes vazamentos e problemas em bombas.

Os bairros Tibiri, Heitel, Jardim Europa e adjacências tiveram o fornecimento de água reestabelecido ao longo dos dias. Em Marcos Moura, o problema persiste. Segundo a ANE, esse local tem um histórico de problemas. “Com o crescimento do bairro, os ramais foram estendidos e a água acabou perdendo a pressão nas torneiras. Atualmente, a empresa trabalha em melhorias para otimizar a distribuição”, diz.

O município de Santa Rita enfrenta a falta de cobertura de esgotamento sanitário de grande parte da localidade. Dados mais recentes do Instituto Água e Saneamento, revelam que 96,7% da população da cidade não tem esgoto, o que representa 132.811 habitantes. Veja na figura abaixo:

Em maio deste ano, a Prefeitura de Santa Rita anunciou o fim do contrato com a Cagepa. A Águas do Nordeste (ANE) foi a vencedora da licitação feita pela gestão municipal, que prometeu "universalizar o acesso dos santa-ritenses a saneamento básico". À época a gestão alegou a falta de investimentos da companhia estadual.

O Portal T5 entrou em contato com a assessoria da Prefeitura de Santa Rita, mas até o fechamento da matéria não tivemos respostas sobre o saneamento de água e sobre o fornecimento do serviço pela ANE.

Veja também: 



Relacionadas