Criação de Painel da Violência contra a Mulher é aprovada na Paraíba
O objetivo do projeto é possibilitar a visualização de dados e formas de denunciar a violência contra as mulheres
Os deputados da Paraíba aprovaram, nesta terça-feira (16), um Projeto de Resolução que cria o Painel Eletrônico da Violência contra a Mulher. A medida tem o objetivo de disponibilizar para a população aos dados e campanhas sobre a violência contra as mulheres no estado. Além de divulgar as formas de denunciar e auxiliar no combate a esse tipo de crime.
De acordo com o autor da matéria, o deputado Wilson Filho, “o feminicídio é apenas uma das pontas da violência contra as mulheres no Brasil”. Na sessão, ele destacou ainda outras formas de violência definidas pela Lei Maria da Penha.
“Um dado alarmante que consta da pesquisa sobre violência contra mulheres feita pelo Instituto Datafolha, a pedido do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, é que a violência praticada por vizinhos contra as mulheres cresceu, no período de um ano, de 3,8% para 21,1% dos casos de agressão. Os vizinhos aparecem acima da categoria ex-cônjuge, companheiro ou namorado”, acrescentou o parlamentar.
Denuncie
Se você sofre ou presenciou algum tipo de violência contra as mulheres, denuncie. Em caso de emergência, a mulher ou alguém que presencie alguma agressão, pode pedir ajuda por meio do telefone 190, da Polícia Militar.
Na Paraíba, as denúncias podem ser feitas também em qualquer uma das Delegacias da Mulher (Deam) espalhadas em todas as regiões, além do plantão 24 horas na Deam Sul de João Pessoa, que funciona na Central de Polícia.
Além desses locais, o denunciante poderá utilizar os telefones 197 (Polícia Civil), 190 (Polícia Militar, para chamado de urgência) ou o 180 (número nacional de denúncia contra violência doméstica). Outra opção é fazer um registro da denúncia através da delegacia online no endereço: www.delegaciaonline.pb.gov.br
Leia também: