Prefeitura alega que buracos em João Pessoa são causados por água de piscina e esgoto
Ruas com falta de infraestrutura têm dificultando o trânsito e oferecendo riscos à população
Transitar pelas ruas de João Pessoa não tem sido fácil, seja de carro, moto ou mesmo a pé. Buracos nas principais vias da cidade dificultam o trânsito e oferecem riscos à população. Um acidente aconteceu no último final de semana, quando um idoso ficou ferido ao cair em uma calçada irregular no Centro da capital paraibana.
De carro ou moto, quem passa pela avenida principal do bairro dos Bancários ou na Avenida Ministro José Américo de Almeida, a ‘Beira Rio’, também tem sentido dificuldades para desviar dos buracos, que ocupam as vias. Uma reportagem exibida pela TV Tambaú mostrou a situação enfrentada por motoristas em João Pessoa. Confira:
O Portal T5 questionou a Secretaria Municipal de Infraestrutura de João Pessoa (Seinfra) sobre um prazo para manutenção do asfalto da Avenida Beira Rio e mais sete ruas da capital. Porém, em nota, a Seinfra se limitou a dizer que a "programação da Operação tapa-buraco é baseada nas solicitações feitas pela população nos canais oficiais, por meio do 0800 031 1530 ou pela plataforma João Pessoa Conectada".
Ainda segundo a Secretaria, "para solicitar os serviços de manutenção como tapa buraco, galerias, terraplenagem e troca de lâmpadas queimadas, qualquer cidadão pode solicitar por esses canais e após feita a solicitação é realizada uma vistoria no local para saber se o buraco é de nossa responsabilidade e caso seja, entra na programação".
Buracos e piscinas
A Seinfra ainda justificou na nota que "a maioria dos buracos em ruas asfaltadas são por causa de edifícios lançando principalmente água de piscina na rua". Outras causas são "edifícios em obras lançando água de lençol freático no pavimento e muito esgoto a céu aberto".
Conforme a Secretaria de Infraestrutura, "muitos buracos também são de responsabilidade da Cagepa e a concessionária é responsável por recuperar o pavimento".
O T5 procurou a Cagepa, que informou a existência de contratos de manutenção para rede de água e esgotos, incluindo a reposição de pavimento. Em nota, a empresa disse que "quando ocorre vazamentos, no prazo de 24 ou 48 horas é feito a reposição dos pavimentos danificados pelos serviços. Quando há período de chuvas, como nos últimos meses, naturalmente os buracos em vias aumentam, que neste caso é de responsabilidade da Seinfra", disse.
Leia também: