TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
AGRICULTURA FAMILIAR

Lagoa Seca sedia Festa da Colheita das Sementes da Paixão

Evento estimula a venda, a troca ou doação das sementes, além dos produtos da agricultura familiar

Por Edcesar Oliveira Publicado em
Segundo dia será aberto para o público.
Segundo dia será aberto para o público. (Foto:Divulgação)

Acontece nesta terça-feira (23) e quarta-feira (24), em Lagoa Seca, a 1ª Festa da Colheita das Famílias Guardiãs das Sementes da Paixão da Borborema. O evento tem o intuito de celebrar a colheita de 2022 e destacar as políticas públicas que valorizam as sementes crioulas, chamadas na Paraíba de sementes da Paixão.

Programação

O primeiro dia terá a participação restrita das famílias guardiãs que integram a comissão de sementes do Polo da Borborema composta, principalmente, pelos sócios e sócias dos mais de 60 bancos de sementes comunitários espalhados pelos 13 municípios onde atua o Polo da Borborema. Haverá, ainda, a socialização dos dados do ano passado do monitoramento dos estoques das sementes em todos os bancos comunitários.

O segundo dia, a partir das 8h, está destinado para o público em geral. Na Praça João Jerônimo da Costa (Praça da Matriz) vai ser montada uma feira com 13 barracas para venda, troca ou doação de sementes da Paixão, além dos produtos da agricultura familiar.

Polo da Borborema

O Polo da Borborema é um coletivo formado por 13 sindicatos rurais e cerca de 150 associações comunitárias. Da ação do Polo que existe há 25 anos, nasceram a EcoBorborema, uma associação regional, e a CoopBorborema, uma cooperativa de alcance estadual, além de uma marca – a Do Roçado – de alimentos da agricultura familiar agroecológica que tem como carro-chefe o flocão produzido com o milho da Paixão.

A AS-PTA é uma organização da sociedade civil que assessora o Polo da Borborema na construção e consolidação do projeto político que defende o território como espaço da agricultura familiar agroecológica.

Veja também: 



Relacionadas