TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º
Veja o cronograma

Idosos fazem cadastro para receber Passe Legal em João Pessoa

Inicialmente, público com mais de 65 anos deve se apresentar.

Por Cristiano Sacramento Publicado em
Cadastramento tem início nesta quinta
Cadastramento tem início nesta quinta (Foto: Reprodução / Arquivo Secom-JP)

Tem início nesta quinta-feira (25) o cadastramento de idosos no sistema de bilhetagem eletrônica em João Pessoa. A expectativa inicial é de que 30 mil pessoas com mais de 65 anos passem pelo processo nos próximos dias.

O processo ocorre, inicialmente, no Centro Cultural Mangabeira Tenente Lucena, em Mangabeira, na Zona Sul da cidade, entre as 9h e às 16h, de segunda à sexta-feira.

O centro fica na avenida Josefa Taveira, a principal do bairro. São necessários documentos oficiais com foto (como RG ou CNH), além do CPF e comprovante de residência em João Pessoa.

De acordo com Isaac Júnior, diretor institucional do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano e Passageiros (Sintur-JP), inicialmente estão sendo convocadas pessoas com mais de 65 anos, nascidas nos meses de janeiro e fevereiro.

"Iniciaremos o calendário nesta quinta e seguiremos até que todos os idosos que utilizam o transporte coletivo, um universo estimado em 30 mil idosos e que queiram se cadastrar, o façam. Logo após a conclusão do atendimento, eles já sairão com o cartão Passe Legal Gratuidade Idoso. Aqueles que ainda não estiverem atualizados no sistema podem ficar tranquilos e seguir com os protocolos habituais”, explicou.

O acesso seguirá sem limitação de passagens. Quem adquirir o cartão e não tiver dificuldades, deve ingressar no ônibus pela porta da frente. Caso contrário - para quem adquiriu o cartão e possui alguma comorbidade que dificulte o acesso dianteiro - será permitido entrar no ônibus pela porta do meio e passar o cartão no leitor digital.

A iniciativa é coordenada pela prefeitura de João Pessoa, através da parceria entre o Sintur e a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP). Expedito Leite Filho, superintendente da Semob, afirmou que a iniciativa permitirá traçar "o perfil destas pessoas, elaborar projetos e políticas públicas voltados especialmente no que diz respeito ao transporte coletivo para o público idoso".

Aos que não quiserem adquirir a bilhetagem eletrônica, o acesso gratuito por meio da comprovação da idade mediante apresentação de documento oficial com foto seguirá disponível.

Leia mais:



Relacionadas