TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º
Pesquisa

Censo: IBGE já visitou mais de 540 mil domicílios na Paraíba

Saiba como identificar e confirmar a identidade de um recenseador.

Por Dennison Vasconcelos Publicado em
A coleta domiciliar do Censo Demográfico 2022 começou no dia 1º deste mês
A coleta domiciliar do Censo Demográfico 2022 começou no dia 1º deste mês (Foto: Reprodução / Agência IBGE)

Cerca de 1,5 milhão de pessoas da Paraíba foram recenseadas em 543 mil domicílios, desde o início de agosto pelo Censo Demográfico 2022. No Brasil, o total da população recenseada até agora é de quase 60 milhões.

A parcela de habitantes recenseados no estado corresponde a 2,7% do total da população recenseada no Brasil e a 7,4% da população recenseada no Nordeste. O sistema de acompanhamento da coleta também permite gerar pirâmides etárias parciais. Até o momento, 753.691 das pessoas contadas na Paraíba eram do sexo masculino (47,7%) e 862.162 do sexo feminino (52,3%).

Os dados parciais apontam ainda que 6.318 indígenas e 5.813 quilombolas já haviam sido recenseados no estado. Esses números correspondem a 1,4% e a 1,5% do total de pessoas que pertencem a esses povos e comunidades tradicionais contados no país, respectivamente.

Considerando áreas urbanas e rurais, 4.454 (48,1%) dos 9.269 setores censitários localizados na Paraíba já estavam sendo trabalhados, até o dia 29 de agosto. Essa proporção é maior do que a observada na média nacional (38,4%). Cada setor é uma unidade territorial de coleta e divulgação de dados estatísticos do Instituto.

Como identificar e confirmar a identidade de um recenseador?

Cada recenseador estará sempre uniformizado, com o colete do IBGE, boné do Censo, crachá de identificação e o DMC. Além disso, é possível confirmar a identidade do agente do IBGE no site Respondendo ao IBGE ou pelo telefone 0800 721 8181. O endereço eletrônico e o link constam no crachá do entrevistador, que também apresenta um QR code, que leva à área de identificação no site. Para realizar a confirmação, basta fornecer a matrícula, o RG ou CPF do recenseador.

Relatos apontam que os recenseadores têm encontrado desafios em campo, como a dificuldade para entrar em condomínios verticais e horizontais e a resistência de moradores em recebê-los. O percentual de recusas registrado na Paraíba, até então, foi de 1,1%, inferior às médias do Brasil (2,3%) e do Nordeste (1,8%). Apesar disso, a expectativa do IBGE é de que essa proporção seja reduzida até o final da operação, após a aplicação de todos os protocolos de insistência, como a distribuição de folhas de recado com o contato do recenseador, para que o morador daquele domicílio possa agendar a coleta.

Veja mais:



Relacionadas