TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º
litoral

Fragmentos de óleo já apareceram em dez praias paraibanas

Novos vestígios de óleo foram encontrados a partir de uma varredura de órgãos ambientais

Por Carlos Rocha Publicado em
Manchas de óleo foram encontradas em vários pontos do litoral pernambucano
Manchas de óleo foram encontradas em vários pontos do litoral pernambucano (Foto: Reprodução / Governo de Pernambuco)

A Paraíba já tem dez praias em que vestígios de óleo foram encontrados a partir de uma varredura de órgãos ambientais. De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), o material foi encontrado em mais seis praias do estado. Antes do monitoramento feito nesta terça-feira (300, eram quatro.

O Ibama listou as praias de Pitimbu (no município de Pitimbu), Pontinha/Acaú (no município de Pitimbu), Tambaba (no município de Conde), Coqueirinho (no município de Conde), Bessa (no município de João Pessoa) e Intermares (no município de Cabedelo).

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) registrou fragmentos de óleo nas praias do Amor (no município de Conde), Graú (no município de Pitimbu), Jacarapé (no município de João Pessoa) e Carapibus (no município de Conde). A Marinha do Brasil recolheu amostra em Pitimbu e Jacarapé.

O Secretário do Meio Ambiente do município de Conde, Walber Farias falou sobre uma varredura em algumas praias, em parceria com outros órgãos, para investigar em que proporção essas manchas atingem a casta paraibana.

"A aparição desse material na praia é sempre um alerta que fica para gente que trabalha no órgão ambiental. Verificar e realmente acompanhar, saber se esse material está aumentando a incidência ou não. Hoje ele não está chegando em manchas de óleo, mas sim em pelotas e agregados de petróleo, que a gente tá conseguindo recolher com o pessoal da equipe de limpeza. Nessa parceria que a gente tem com os outros órgãos, Capitania dos Portos, Marinha do Brasil, Ibama e Sudema, que é o órgão Estadual de Meio Ambiente, a gente está fazendo essa varredura na orla de Conde para verificar exatamente em que proporção está atingindo o nosso litoral", disse.



Relacionadas