Amostras de óleo em praias da Paraíba são enviadas para análise no RJ
Veja as praias onde já foi encontrado os resídios do material, segundo o Ibama e a Sudema.
Após a Paraíba ter confirmado vestígios de óleo em dez praias, até esta quarta-feira (31), amostras foram recolhidas e enviadas nesta terça-feira (30) para análise no Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), no Rio de Janeiro. A informação foi dada ao Portal T5 pela Capitania dos Portos.
Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) as praias contaminadas foram:
- Pitimbu (Pitimbu);
- Pontinha/Acaú (Pitimbu);
- Graú (Pitimbu);
- Tambaba (Conde);
- Praia do Amor (Conde)
- Coqueirinho (Conde);
- Carapibus (Conde);
- Bessa (João Pessoa);
- Jacarapé (João Pessoa);
- Intermares (Cabedelo).
A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) registrou fragmentos de óleo nas praias do Amor (no município de Conde), Graú (no município de Pitimbu), Jacarapé (no município de João Pessoa) e Carapibus (no município de Conde). A Marinha do Brasil recolheu amostras em Pitimbu e Jacarapé.
O Secretário do Meio Ambiente do município de Conde, Walber Farias falou sobre uma varredura em algumas praias, em parceria com outros órgãos, para investigar em que proporção essas manchas atingem a costa paraibana.
"A aparição desse material na praia é sempre um alerta que fica para gente que trabalha no órgão ambiental. Verificar e realmente acompanhar, saber se esse material está aumentando a incidência ou não. Hoje ele não está chegando em manchas de óleo, mas sim em pelotas e agregados de petróleo, que a gente tá conseguindo recolher com o pessoal da equipe de limpeza. Nessa parceria que a gente tem com os outros órgãos, Capitania dos Portos, Marinha do Brasil, Ibama e Sudema, que é o órgão Estadual de Meio Ambiente, a gente está fazendo essa varredura na orla de Conde para verificar exatamente em que proporção está atingindo o nosso litoral", disse.
Veja também: