TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Economia e lazer

Cidades da Paraíba com baixas temperaturas aquecem o turismo em julho

Este é o primeiro inverno durante a pandemia sem limite de ocupação na rede hoteleira.

Por Edcesar Oliveira Publicado em
Município de Areia, no Brejo paraibano.
Município de Areia, no Brejo paraibano. (Foto: Reprodução / Oxe Menina)

As regiões turísticas mais frias da Paraíba se preparam para receber visitantes ao longo deste mês de julho, considerado de alta temporada pelas férias escolares. A expectativa do setor é grande por conta deste ser o primeiro período sem limite de ocupação na rede hoteleira após dois anos de restrições por conta da pandemia da Covid-19.

Durante o inverno, as cidades das regiões do Brejo e Zona da Mata do estado têm aumento de turistas. Dentre elas, se destacam Areia, Alagoa Grande, Alagoa Nova, Bananeiras, Matinhas, Remígio, Serraria, Solânea e Pilões - municípios que fazem parte da programação Rota Cultural Caminhos do Frio.

Férias de julho na Paraíba

O destaque paraibano na temporada de inverno é a região de Zona da Mata, microrregião do Brejo, onde ficam os municípios com as menores temperaturas do estado e com maior umidade. A Empresa Paraibana de Turismo, PBTUR, espera um movimento maior de turistas neste ano, em comparação com 2021. A presidente da organização, Ruth Avelino, afirmou que, no ano passado, já foi registrado um aumento da procura de lazer na região no período de junho a julho.

“Posso afirmar que pousadas e hotéis das cidades do interior, do Brejo, Cariri, Curimataú, têm, nos fins de semana, quase 100% de ocupação”.

A gestora explicou que a associação consegue quantificar o número de visitantes nos hotéis, mas não nas hospedagens informais, como casas de famílias e aquelas para alugar. As atrações, que vão até agosto, incluem gastronomia, shows, exposições, passeios ciclísticos, visitas a engenhos, caminhadas, procissões, degustação de cachaça, patrimônios históricos e feiras.

Apesar das férias das crianças, os fins de semana seguem como destaque. “Cai um pouco durante a semana, porque é um turismo muito regional no interior. E este regional é mais a partir da quinta, sexta, sábado e domingo”, explicou Ruth Avelino.

A maior parte dos turistas são paraibanos e de estados vizinhos. Também há os visitantes da região Sul e Sudeste, mas estes são minoria. “É um turista familiar, que viaja com filhos, mães, casais, avós. Na Paraíba o que predomina é o turismo familiar, pessoal que viaja de carro para curtir com a família. É muito paraibano, pernambucano, potiguar e cearense. É mais regional”, completou a presidente da PBTUR.

Veja mais:



Relacionadas