Brasil Distrito Federal Mundo Esportes

Metrópoles

Entretenimento Celebridades Últimas notícias
TV Tambaú
Clube FM
26º
Domingo,
30 de Março
Dia de celebração

Inaugurada estátua de Dom Vital, paraibano em processo de beatificação

Esta terça-feira é dedicada aquele que pode ser o primeiro santo do estado.

Por Cristiano Sacramento Publicado em
Inauguração da estátua acontecerá nesta terça
Inauguração da estátua acontecerá nesta terça (Imagem: Divulgação / Arquidiocese)
ouça este conteúdo

Com objetivo de celebrar os 150 anos da sagração episcopal de Dom Vital, uma sequência de celebrações estão previstas para acontecer nesta terça-feira (12), na Paróquia de Pedras de Fogo, cidade na Mata Paraibana. Entre os destaques, está a inauguração da primeira estátua daquele que pode ser o primeiro santo paraibano.

A programação conta também com a abertura de uma galeria com a linha do tempo do prelado, e missas com a presença de vários bispos do Nordeste. Clique aqui e saiba mais sobre história de Dom Vital.

Nascido em 1844, Dom Vital desde criança esteve envolvido com as atividades religiosas. Segundo a Arquidiocese, ele encontrou o exemplo em casa - tanto na mãe, Antônia Albina de Albuquerque, quanto no pai, Antônio Gonçalves de Oliveira. Eles eram católicos fervorosos. A história revela que Antônio (nome de batismo) teve contato com o frei Serafim de Catânea, que passou pelo município e foi o construtor do santuário que fica no centro de Pedras de Fogo. É daí que vem a vocação franciscana.

Vale lembrar que durante o período em que o Bispo esteve à frente da Diocese de Olinda - de 1872 a 1878 - a Paraíba e mais 3 estados faziam parte da Cúria olindense.

Processo de beatificação

A causa de Beatificação encontra-se na fase final, da redação da Positio e o responsável no Brasil, o frei Jociel Gomes, está em Roma "para melhor guiar o processo que pode fazer surgir o primeiro Santo da Paraíba", afirmou a Arquidiocese.

Veja também:



Relacionadas
noscript