Inaugurada estátua de Dom Vital, paraibano em processo de beatificação
Esta terça-feira é dedicada aquele que pode ser o primeiro santo do estado.
Com objetivo de celebrar os 150 anos da sagração episcopal de Dom Vital, uma sequência de celebrações estão previstas para acontecer nesta terça-feira (12), na Paróquia de Pedras de Fogo, cidade na Mata Paraibana. Entre os destaques, está a inauguração da primeira estátua daquele que pode ser o primeiro santo paraibano.
A programação conta também com a abertura de uma galeria com a linha do tempo do prelado, e missas com a presença de vários bispos do Nordeste. Clique aqui e saiba mais sobre história de Dom Vital.
Nascido em 1844, Dom Vital desde criança esteve envolvido com as atividades religiosas. Segundo a Arquidiocese, ele encontrou o exemplo em casa - tanto na mãe, Antônia Albina de Albuquerque, quanto no pai, Antônio Gonçalves de Oliveira. Eles eram católicos fervorosos. A história revela que Antônio (nome de batismo) teve contato com o frei Serafim de Catânea, que passou pelo município e foi o construtor do santuário que fica no centro de Pedras de Fogo. É daí que vem a vocação franciscana.
Vale lembrar que durante o período em que o Bispo esteve à frente da Diocese de Olinda - de 1872 a 1878 - a Paraíba e mais 3 estados faziam parte da Cúria olindense.
Processo de beatificação
A causa de Beatificação encontra-se na fase final, da redação da Positio e o responsável no Brasil, o frei Jociel Gomes, está em Roma "para melhor guiar o processo que pode fazer surgir o primeiro Santo da Paraíba", afirmou a Arquidiocese.
Veja também: