Nove mil famílias de João Pessoa precisam atualizar Cadastro Único
Caso procedimento não seja realizado, famílias podem perder benefícios sociais.
Cerca de nove mil beneficiários de programas do governo federal precisam atualizar dados no Cadastro Único em João Pessoa. Caso o procedimento não seja realizado, famílias podem perder benefícios sociais, como o Auxílio Brasil, a Tarifa Social de Energia Elétrica e o Benefício de Prestação Continuada. A informação é da coordenadora do CadÚnico da capital, Angélica Andrade.
Onde fazer?
O procedimento pode ser feito na Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, que é sede do CadÚnico da cidade. Neste local é necessário realizar agendamento pelos telefones: (83) 98772-5104; (83) 98713-0983 e (83) 3214-3600. Para informações e consultas, o número disponível é (83) 3214-1874.
Outro local para atualização dos dados são os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
Quem precisa atualizar?
Prioritariamente, a revisão dos dados será necessária para as famílias que fizeram a última atualização em 2016 ou 2017. Estes beneficiários têm até dezembro para regularizar os registros. Outro grupo que precisa realizar o procedimento para não perder os benefícios são os usuários que tiveram alerta de dados inconsistentes, estes precisam realizar a atualização até este mês
De acordo com as regras do CadÚnico, as famílias inscritas devem atualizar as informações a cada dois anos, ou sempre que houver alguma alteração, seja na composição familiar, no endereço ou na situação de trabalho e renda de seus membros.
Longas filas
Diante dessa situação, longas filas na frente da sede do órgão em João Pessoa foram registradas na manhã desta quarta-feira (13). Algumas pessoas foram até o posto para buscar o atendimento via demanda espontânea. Em entrevista à TV Tambaú, usuários relataram que não conseguiram contato telefônico e nem agendar o atendimento.
Públicos elegíveis para o CadÚnico
- Famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa;
- Famílias com renda mensal total de até três salários mínimos;
- Famílias com renda maior que três salários mínimos, desde que o cadastramento esteja vinculado à inclusão em programas sociais nas três esferas do governo;
- Pessoas que moram sozinhas - constituem as chamadas famílias unipessoais;
- Pessoas que vivem em situação de rua — sozinhas ou com a família.
Atendimento em João Pessoa
- Na sede do CadÚnico no centro da cidade;
- Nas seis unidades do CRAS na capital (Valentina, Cristo, Cruz das Armas, Alto do Mateus, Mandacaru e Ilha do Bispo)
Documentação necessária
Após o beneficiário se deslocar ao posto de atendimento com a documentação necessária (documento com foto oficial, CPF de todos os membros familiares e comprovante de residência) ele é atendido pelo profissional da prefeitura que vai verificar e registrar os novos dados cadastrais.
Veja mais: