Covid-19: PB aguarda Ministério da Saúde para vacinar crianças a partir de 3 anos
Nova recomendação foi anunciada na sexta-feira (15). Aplicação deve ser feita com o imunizante Coronavac.
A Secretaria de Estado da (SES-PB) disse, nesta segunda-feira (18), que aguarda a nota técnica do Ministério da Saúde, e a chegada de mais vacinas contra a Covid-19, para iniciar a aplicação da primeira dose em crianças de 3 a 4 anos.
A recomendação foi anunciada pelo Ministério da Saúde na última sexta-feira (15). Segundo o órgão federal, os municípios já estão autorizados a realizar a aplicação. Por ora, a indicação do MS é que seja utilizado os estoques existentes no estados e municípios.
Antes da nova recomendação do Ministério da Saúde, a aplicação da primeira dose só era autorizada para crianças acima de cinco anos de idade. Segundo a secretária de saúde da PB, Renata Nóbrega, em todo o estado, há cerca de 114 mil pessoas entre 3 e 4 anos.
Nas capitais dos estados de Bahia e Ceará, os governos locais já iniciaram a aplicação da vacina no novo público, que foi contemplado após autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o uso da CoronaVac para a faixa etária indicada.
Em João Pessoa, por sua vez, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS-JP) informou que vai aguardar a nota técnica do estado para iniciar a aplicação. A Saúde da Paraíba, no entanto, alega que não tem um quantitativo de doses suficientes para distribuir aos municípios (cerca de 1,3 mil) e que aguardará a distribuição de um novo lote do Ministério da Saúde.
Veja mais: