Corpo de paraibano que teve mão transplantada rejeitou membro
Ele deve implantar uma prótese que deve ser importada da Alemanha
Vocês lembram da história do paraibano da cidade de Monteiro que fez o primeiro transplante de mão do Brasil? Infelizmente o corpo do agricultor acabou rejeitando a mão que havia sido replantada. Agora, ele aguarda a chegada de uma prótese.
Damião Bezerra perdeu a mão direita há 30 anos em uma máquina de triturar ração de gado. No ano passado, ele sofreu um acidente de carro e perdeu os movimentos do braço esquerdo. Acompanhado por uma equipe de médicos de Campina Grande e Recife o agricultor decidiu fazer uma cirurgia de transplante de mão.
A ideia era que a mão esquerda de Damião fosse amputada e reimplantada no braço direito. O transplante aconteceu no dia 13 de julho, em um hospital de Recife. O trabalho cirúrgico durou 14 horas.
Essa foi a oitava cirurgia de transplante de mão realizada no mundo, a primeira do Brasil.
De acordo com a equipe médica, os sete dias seguintes à cirurgia seriam decisivos para o resultado do transplante. Em uma nota, o hospital confirma que infelizmente o corpo do agricultor rejeitou o reimplante da mão. Ele teria sofrido uma trombose no braço direito, o que ocasionou a retirada do transplante da mão que tinha sido reimplantada.
Agora, Damião aguarda uma prótese que deve vir da Alemanha, com ajuda da equipe médica do hospital que realizou a cirurgia.
Damião já teve alta médica e o paraibano deve retornar para a cidade de Monteiro ainda nesta terça-feira (26).