TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Após festas juninas

Secretária de Saúde alerta para aumento de casos de Covid na PB

Renata Nóbrega ainda criticou a falta de isolamento de infectados: “perderam o medo”

Por Edcesar Oliveira Publicado em
Secretária de Estado da Saúde, Renata Nóbrega.
Secretária de Estado da Saúde, Renata Nóbrega. (Foto: João Cunha / RTC)

Com o aumento do número de diagnósticos do novo coronavírus por conta das festas de São João, a preocupação da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é com o crescimento dos casos graves e de internações por conta da doença. O alerta ocorre principalmente porque quase metade da população elegível da Paraíba está com a terceira dose da vacina em atraso.

A secretária de Saúde da Paraíba, Renata Nóbrega, em entrevista à rádio Jovem Pan João Pessoa nesta terça-feira (5), afirmou que a terceira dose da vacina é essencial para impedir que os casos se agravem. (Ouça a entrevista completa no fim da matéria).

"Não adianta estar (apenas) com duas doses da vacina contra Covid. Se você não tem sua terceira dose ou está no período da quarta dose você precisa buscar um posto de saúde. É isso que vai salvar sua vida em caso de reinfecção. Acima de 60% dos casos são pessoas acima de 60 anos que não tomaram sua quarta ou terceira dose e que têm alguma comorbidade. A população adulta que não tomou a vacina também está dentro desse público de risco”, explicou.

Somente nesta segunda-feira (4), foram confirmados 344 casos da Covid-19. A maioria dos novos infectados tem a forma leve da doença: 337 (97,9%). Também ocorreram sete registros (2,1%) de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). Na sexta (1), foram 1.975 confirmações da doença, sendo 1.955 (98,9%) leves e 20 (1,1%) hospitalizadas.

A secretária afirmou que o estado vive uma nova onda do novo coronavírus, que passou por Goiás, Minas Gerais e está chegando ao Nordeste, mas de casos leves. A Paraíba já registra casos da sub variante da ômicron.

Tem uma circulação da sub variante da ômicron. Trouxe uma maior proporção de número de casos no período desde 2020. Em janeiro tivemos cerca de 600 a 700 circulação ao mês. Permanece uma circulação alta, mas de casos leves. As pessoas estão com sintomas leves e não estão buscando serviço de saúde. As pessoas perderam o medo, não estão cumprindo o isolamento e transmitindo para um maior número de pessoas”, afirmou.

Renata Nóbrega alertou também para as aglomerações que ocorrem nas festas de São João. A secretária aconselhou que as pessoas evitem aglomerações e usem máscara em ambientes fechados.

A orientação, a conscientização, a parte educativa do uso de máscaras por parte do estado, já ficou muito claro. Se você está gripado, procure uma unidade de saúde da família, evite ir para o trabalho porque você vai transmitir”, completou.

Veja mais:



Relacionadas