TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
desabastecimento de remédios

Farmácias sofrem falta de medicamentos em João Pessoa, afirmam empresários

Amoxicilina, por exemplo, não tem sido enviada pelos distribuidores há meses, diz presidente do sindicato.

Por Edcesar Oliveira Publicado em
Medicamentos foto marcello casal jr agencia brasil
(Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil)

A capital paraibana registra falta de estoque de remédios em estabelecimentos particulares, segundo o Sindicato de Farmácias de João Pessoa. Há escassez de antibióticos, analgésicos e até mesmo antitérmicos. O aumento dos casos de síndromes gripais no estado tem levado a população às farmácias, que sofrem com a dificuldade para conseguir os medicamentos.

De acordo com o presidente da entidade, Herbert Almeida, o varejo farmacêutico como um todo tem enfrentado uma dificuldade de repor produtos para tratamentos de sintomas gripais e de doenças decorrentes de complicações da Covid-19. O antibiótico amoxicilina, por exemplo, não tem sido enviado pelos distribuidores há meses.

São vários medicamentos que estão faltando. Esse tem sido um problema decorrente da pandemia da covid-19. Muita gente desenvolveu outras doenças e a procura por medicamentos tem sido grande nas farmácias. O antibiótico amoxicilina, por exemplo, faz cinco meses que não é enviado", disse Herbet.

A projeção, aliás, é de desabastecimento nos próximos meses. Isso porque, o mercado nacional e internacional de farmacêuticas só deve conseguir alinhar a produção de medicamentos com a demanda no próximo ano.

As farmacêuticas já estão produzindo e eu acredito que até 2023 vamos encontrar esses problemas. Foi um aumento muito grande e que não era esperado”, completou.

Veja mais:



Relacionadas