TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Confira

Por que o leite está mais caro? Economista explica

Entre os motivos do aumento do preço do leite estão os preços dos combustíveis e fertilizantes

Por Juliana Alves Publicado em
Custo de produção afeta preço final do leite
Custo de produção afeta preço final do leite (Foto: Reprodução/Prefeitura de Santiago)

Nas últimas semanas, o preço do leite deu um salto nas prateleiras de alguns supermercados. Em João Pessoa, o produto chegou a ser encontrado por mais de R$26, de acordo com uma pesquisa do Procon da Capital paraibana divulgada no último dia 28 de junho. Mas, afinal, por que o leite está tão caro?

Conforme o economista Cássio Besarria, desde de janeiro deste ano, o preço do leite teve uma variação de aproximadamente 29%. Entre os motivos desse aumento estão os preços dos combustíveis e fertilizantes, que afetam o custo de produção e, consequentemente, o preço final.

“Uma das causas do aumento no preço do leite são os fatores sazonais, ou seja, os períodos de secas. Nessa época, pouco se desenvolve a pastagem, o que acaba dificultando a criação de gado e também a produção de leite”, disse ele.

“Outro ponto é o custo dos fertilizantes. Vale lembrar que o principal produto do Brasil importado da Rússia são os fertilizantes. Com o conflito, houve uma disparada nos custos dos fertilizantes. Por fim, temos também o preço dos combustíveis influenciando nos preços dos alimentos”, explicou o economista.

Ainda segundo ele, os produtos que são derivados do leite também acabam sendo impactados pela alta, como por exemplo o iogurte, a manteiga, pães e queijos.

Leia também:



Relacionadas