Por dia, 15 crianças são hospitalizadas por causas acidentais em João Pessoa
Hospital de Emergência e Trauma recebeu mais de 2,7 mil pacientes menores de 12 anos, em 2022.
Nos seis primeiros meses deste ano, 2.757 crianças deram entrada no Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa. Menores de 12 anos vítimas de queda, choque elétrico, afogamento, queimadura e ocorrências com corpo estranho levaram a unidade de saúde a ter uma média de 15 crianças internadas a cada dia.
De acordo com os dados enviados pela unidade de saúde ao Portal T5, quedas lideraram os atendimentos a esse público no primeiro semestre, sendo causa de quase 70% das hospitalizações (1.192 pacientes). O segundo maior motivo de internações está relacionado a penetração, inalação ou ingestão de corpos estranhos. Ao todo, 732 crianças deram entrada no Trauma de João Pessoa por acidentes dessa natureza.
Grande parte dos atendimentos também é causada por queimaduras. Somente nos primeiros meses de 2022, acidentes deste tipo ocasionaram hospitalizações de 103 crianças. Outras dez internações foram causadas por choque elétrico (5) e afogamento (5).
EVITE ACIDENTES
Considerando os riscos de acidentes com crianças no ambientes doméstico, o Corpo de Bombeiros faz recomendações aos pais e responsáveis. Os bombeiros alertam que pequenas atitudes podem evitar acidente graves. Confira:
Brinquedos - Sempre observar a faixa etária indicada na embalagem dos produtos, pois algumas podem conter peças pequenas que crianças menores e bebês podem vir a se engasgar, caso as leve à boca. Também atente à presença do selo do Inmetro nas caixas.
Banheiros - Mantenha a tampa do vaso sanitário sempre abaixada e nunca deixe uma criança sem supervisão no momento do banho. Instale barras nas paredes para que idosos possam se apoiar quando for utilizar o vaso sanitário ou no banho.
Cozinha - gire os cabos das panelas que estiverem no fogão para dentro e mantenha utensílios cortantes ou com pontas fora do alcance. Enquanto estiver cozinhando, evite deixar que crianças se aproximem, podendo utilizar, por exemplo, grades de proteção.
Material de limpeza - Para evitar intoxicação, armazene os materiais em prateleiras altas ou instale travas nas portas onde eles estão guardados. Mantenha os baldes sempre secos e virados para baixo, a fim de evitar afogamentos.
Tomadas - Para evitar acidentes que envolvam choque elétrico, instale protetores em todas as tomadas da casa, evite conectar mais de um equipamento elétrico na mesma tomada através do uso de T’s (benjamins) e mantenha os fios fora do alcance dos pequenos.
Precauções - Sempre utilize telas ou grades de proteção em janelas e piscinas. Dê preferência a não utilizar tapetes ou instalar os que são antiderrapantes, para que idosos e crianças não tropecem.
Prefira cortinas ou persianas com tecidos grossos e pesados, que são mais difíceis para a criança manusear, e sem cordas, que causem risco de estrangulamento. Fixe protetores de quinas nas mesas e em móveis pontiagudos. Evite posicionar camas, cadeiras ou qualquer outro móvel perto da janela, pois eles podem ser usados para a criança escalar.
Instale grades de proteção para dificultar acesso às escadas, de modo a evitar acidentes que envolvam altura.
Leia também: