João Pessoa suspende vacinação contra a Covid-19 nesta terça (21)
O motivo é a paralisação de profissionais de saúde, como médicos, e a previsão é que o serviço seja retomado na quarta (22)
A Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa confirmou na noite desta segunda-feira (20) que não haverá vacinação contra a Covid-19 nesta terça (21). O motivo é a paralisação de profissionais de saúde, como dos médicos. A previsão é que o serviço seja retomado na quarta-feira (22). A informação coincide com o dia em que a quarta dose foi liberada pelo Ministério da Saúde para pessoas com 40 anos ou mais.
A Secretaria de Estado da Saúde divulgou que a Paraíba teve quatro mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas. Além disso, no mesmo período, foram confirmados 151 casos de Covid-19 na Paraíba, dos quais 134 (88,74%) são leves e 17 (11,26%) são moderados ou graves. Até esta segunda-feira (20) o estado já contabilizou um total de 611.428 casos da doença. Os municípios que mais apresentaram registros nas últimas 24h foram: João Pessoa (73), Campina Grande (35), Cabedelo (8), Patos (4) e Solânea (4).
A faixa etária com maior índice de casos confirmados nas últimas 24h compreende indivíduos entre 30 e 39 anos, sendo 20 casos em mulheres e 10 em homens. Foram registrados 04 óbitos nas últimas 24h assim, a Paraíba totaliza um total de 10.236 óbitos por covid-19. No momento, a Paraíba segue com 02 óbitos em investigação.
A paralisação
O Sindicato dos Médicos da Paraíba anunciou que os profissionais de saúde vinculados à Prefeitura de João Pessoa vão paralisar as atividades, nesta terça-feira (21). Entre as reivindicações, a categoria pede reajuste salarial, revisão no Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração e melhores condições de trabalho. Os serviços de urgência e emergência da rede hospitalar não serão afetados.
Conforme o sindicato, a concentração dos profissionais vai acontecer na Praça da Paz, nos Bancários, a partir das 8h. De acordo com o sindicato, as atividades serão retomadas às 7h da quarta-feira (22).
Além dos médicos, outros profissionais de saúde também vinculados à prefeitura da Capital vão parar as atividades. Entre eles, enfermeiros, auxiliares e técnicos em enfermagem, cirurgiões dentistas, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, farmacêuticos e nutricionistas.
O que diz a Secretaria de Saúde
Nas redes sociais, o secretário de Saúde de João Pessoa, Luis Ferreira Filho, disse que está ciente da paralisação dos profissionais de saúde. Ele afirmou que a Secretaria dialogou com a categoria e que está aberta às discussões.
“Não é verdade que a prefeitura não dialoga. Nós recebemos todos os sindicatos e eles estão cientes de todas as propostas colocadas, feitas de forma racional e responsável”, disse ele.
Sobre o reajuste salarial, o Sindicato dos Médicos alega que há uma defasagem de mais de 80% nos últimos 14 anos. De acordo com o secretário, a proposta da prefeitura é 10% de aumento em cima do salário total dos profissionais de saúde. Além de um acréscimo em 58% na hora extra trabalhada.