TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
história da paraíba

Iphaep decide nesta terça-feira se Fundação Casa de José Américo vai ser tombada

Instituto analisa também a história do museu, construído há cerca de 70 anos.

Por Edcesar Oliveira Publicado em
Fundacao Casa de Jose Americo
(Foto: Divulgação / Fundação Casa de José Américo)

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphaep) decide nesta terça-feira (21), em uma reunião em João Pessoa, na Paraíba, se a Fundação Casa de José Américo deve ser tombada. O prédio fica no bairro do Cabo Branco, na região de orla da capital paraibana, e foi construído nos anos 50. O tombamento analisa o prédio e também a história da casa, que foi importante no cenário político e artístico local.

A casa não tem exatamente uma estrutura de residência comum. O que parecem cômodas são, na verdade, galerias. No lugar de uma garagem, há um pátio aberto para interagir com a cidade, com vista para o mar.

Só de entrar na casa Fundação José o espectador descobre a singularidade do lugar. Toda a estrutura foi erguida há cerca de 70 anos para dar cena à dimensão do proprietário José Américo de Almeida, ex-governador da Paraíba e importante nome da história estadual.

O repasse da Fundação Casa de José Américo foi um processo iniciado em 1980, através de uma lei estadual. A residência foi transformada numa espécie de Museu, Biblioteca e Arquivos dos Governadores e outros políticos e intelectuais paraibanos.

Neste ano, foi pedido o tombamento da Fundação ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphaep). De lá para cá, foram realizadas visitas técnicas no local para avaliar a viabilidade da preservação do espaço no modelo arquitetônico atual.

Caso seja aprovado o tombamento, fica proibida qualquer mudança arquitetônica no espaço até que os estudos do Iphaep sejam concluídos e o órgão se posicione sobre o valor histórico arquitetônico do complexo.

Veja mais:



Relacionadas