Paraibano aborda preconceito e questões de gênero em cordel; veja
Felipe Gesteira lança versão impressa de cordel que aborda preconceito e questões de gênero nas brincadeiras infantis
No apagar das luzes do mês do São João, o jornalista e escritor paraibano Felipe Gesteira lança nesta quinta-feira (30), às 18h30, no Mestre Cervejeiro João Pessoa, a edição impressa de seu cordel “O jumento e a troca dos brinquedos” (Editora Plural, 2021, 14p.). Publicado em 2020 em versão digital e no ano seguinte no formato de cordel tradicional, a obra teve lançamento oficial adiado devido à pandemia de covid-19.
A versão impressa do cordel teve o cuidado primoroso da editora Plural, de Campina Grande, para que o formato clássico dos cordéis fosse respeitado sem prejudicar a obra, nem abrir mão de uma edição bonita. A arte da capa é assinada pela artista visual Andayra França e a obra pode ser adquirida em quatro cores de capas possíveis: azul, rosa, verde e amarelo.
Sobre a obra
Foi em formato de literatura de cordel que o jornalista e escritor Felipe Gesteira resolveu abordar as brincadeiras infantis em “O jumento e a troca dos brinquedos”. No mínimo engraçada, a história trata um tema tão sensível e pertinente quando se refere à primeira infância.
Na história, tudo parece correr conforme o planejado num dia que seria de folga para mamães, papais e crianças em plena época de festas juninas. A confusão começa quando um jumento, empacado no meio da estrada, força a freada brusca do motorista que conduz o ônibus com a meninada. Após o susto, nenhum arranhão. Porém, o mesmo não se pode dizer dos brinquedos, todos revirados. E aí, sim, começa a brincadeira!
“O jumento e a troca dos brinquedos” também está disponível na Amazon em formato de e-book. Pode ser lido por meio do aplicativo Kindle, que funciona também em celular, tablet ou computador.