TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
João Pessoa

UFPB reabre Restaurante Universitário nesta sexta-feira (1º)

Por Carlos Rocha Publicado em
Restaurante Universitário da UFPB será tema de audiência pública
Restaurante Universitário da UFPB será tema de audiência pública (Foto: Ascom UFPB)

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) reabre, nesta sexta-feira (1º), o Restaurante Universitário do Campus I, em João Pessoa, em solenidade que acontecerá às 9h. Na oportunidade, o Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, anunciará uma novidade: a ampliação do atendimento pelo restaurante a toda a comunidade universitária, que será gradativamente implementado.

Desta forma, servidores, docentes e estudantes que não se enquadram nos programas de assistência estudantil poderão acessar o RU, pagando valores que serão oportunamente especificados. “Os estudantes de vulnerabilidade socioeconômica beneficiários do Auxílio Restaurante Universitário continuarão realizando as suas refeições gratuitamente”, explicou a Superintendente dos Restaurantes Universitários, Daniela Karla Medeiros Vasconcelos.

Segundo ela, para viabilizar a reabertura do Restaurante Universitário do Campus I, foram investidos aproximadamente R$ 360 mil em obras de manutenção estrutural, especificamente, recuperação e impermeabilização de lajes, substituição de telhas, recuperação de piso, manutenções das instalações sanitárias, revisão de instalações elétricas e hidráulicas, pintura interna e externa, entre outras.

Para o Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, “restaurante universitário é a essência da assistência estudantil” e, por outro lado, a ampliação do atendimento visa dar suporte à comunidade universitária.

“Nós estamos, nessa oportunidade, retomando nossas atividades de normalidade, entre as quais oferecer alimentação para pessoas em situação de vulnerabilidade. Mas também vamos, gradativamente, ampliar essa assistência, obviamente com valores pagos, a um preço razoável, para outros membros da comunidade que queiram aqui fazer suas refeições. Estamos cumprindo o nosso dever de oferecer condições essenciais para que nossos estudantes aqui permaneçam e possam se dedicar às suas atividades de aprendizagem”, assegurou o Reitor.

O Pró-reitor de Assistência e Promoção ao Estudante, Prof. Alfredo Rangel Ribeiro, afirmou que a reabertura dos restaurantes universitários era uma ação que há muito tempo era esperada e que simboliza o retorno à normalidade das atividades acadêmicas, após dois anos, com a melhoria dos indicadores relacionais à pandemia, o abrandamento das medidas sanitárias de biossegurança e a sedimentação dos semestres letivos regulares com atividades presenciais na UFPB.

O Restaurante Universitário de João Pessoa é o segundo a ser reaberto. O RU do Campus III, em Bananeiras, foi reaberto no dia 6 de junho. Já o RU do Campus IV, em Rio Tinto, está previsto para reabrir no dia 15 de agosto. Segundo o Pró-reitor Alfredo Rangel, apenas a licitação do Centro de Ciências Agrárias (CCA/UFPB), em Areia, ainda está em fase de conclusão e sua reabertura está prevista para agosto.

No Campus I, por causa do recesso acadêmico, os estudantes vão poder optar, por meio de enquete realizada pela Pró-Reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante (Prape) que está aberta até o dia 1º de julho, entre o acesso ao RU ou receber o auxílio em pecúnia, neste mês de julho.

“Quando falamos em assistência estudantil, a ideia é uma assistência integral. Existem vários eixos: assistência à saúde, psicológica, pedagógica, relacionada à moradia, inclusão digital. Mas eu diria que, de todos os eixos, talvez o mais importante seja a alimentação. Isso nos remete à merenda escolar, essa vinculação entre alimentação e educação”, considerou o Prof. Alfredo Rangel.

O Reitor Valdiney Gouveia afirmou que está em estudo a possibilidade de a Universidade contribuir de algum modo com uma subvenção de valores para contemplar alunos que não são aqueles mais vulneráveis, mas que também não possuam as melhores condições econômicas. “Obviamente, dentro das nossas possibilidades orçamentárias. Isso será gradativamente implementado”, afirmou o Reitor.



Relacionadas