PB contrata novos enfermeiros para tentar reverter queda da vacinação
Secretária de Saúde, Renata Nóbrega, diz que o governo federal deveria contribuir em ações de sensibilização.
As campanhas de vacinação contra o sarampo e a influenza na Paraíba têm índices desfavoráveis, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Cerca de 190 municípios paraibanos estão abaixo de 50% da cobertura de imunização.
Para tentar reverter os baixos números, a secretária da Saúde, Renata Nóbrega, falou sobre a contratação de novos profissionais. “Estamos agora com edital para contratação de mais de 40 enfermeiros que acompanharão as salas de vacina no estado. O resultado deve ser divulgado ainda neste mês”, disse a gestora ao Jornal da Manhã, da rádio Jovem Pan João Pessoa, nesta terça-feira (3).
Os novos contratados devem atuar nos próximos 6 meses monitorando as mais de mil salas de imunização da Paraíba.
Para Renata, o governo federal também deveria contribuir nas ações de sensibilização. "É extremamente importante que o Ministério da Saúde intensifique campanhas educativas referentes à vacinação", opinou.
Veja a entrevista completa:
De acordo com o Programa Nacional de Imunizações (PNI), a meta de vacinação contra sarampo é de 95% das crianças de seis meses a menores de cinco anos. Na Paraíba, o município de Zabelê foi o único a atingir o objetivo. No que diz respeito à vacinação contra influenza, nenhum município paraibano atingiu a meta prevista de 90% dos grupos prioritários. As campanhas seguem vigentes até o dia 3 de junho.
Fique por dentro: