Ônibus contratados pela prefeitura de CG começam a circular em distritos
Viagens saem dos distritos com direção ao Terminal de Integração, no Centro da cidade.
Começam a circular nesta quinta-feira (12) os ônibus contratados de forma emergencial pela prefeitura de Campina Grande, no Agreste da Paraíba, que atenderão aos distritos do município, descobertos em razão da paralisação das empresas nas regiões de São José da Mata, Galante, Jenipapo e Estreito - Salgadinho. Hoje os passageiros poderão pegar os veículos e seguir em destino ao Terminal de Integração, que fica no Centro do município.
Vale lembrar que inicialmente a previsão é de que os distritos de São José da Mata e Galante sejam atendidos. Todavia, as viagens devem ser estendidas para os demais até o fim desta quinta-feira. A decisão de contratar um serviço emergencial foi anunciada na última terça-feira (10).
A suspensão
As empresas do seguimento anunciaram a suspensão das atividades e, inicialmente em defesa, afirmaram que não haviam passageiros suficientes para cobrir os custos para operacionalização na oferta do serviço. Após isso, o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros (Sitrans), disse que a prefeitura da cidade estaria fazendo um repasse de R$ 0,13 por cada passagem. Contudo, segundo o Sitrans, o valor acordado foi de R$ 0,55. O prefeito Bruno Cunha Lima argumentou que o repasse não é obrigatório. Segundo ele, o repasse consta em uma determinação prevista em lei complementar. A ação prevê o repasse de subsídios, em caso de necessidades, para fins de equilíbrio fiscal. As linhas dos ônibus atingidas pela suspensão do Sitrans são 903-B, 910, 902 e 955.