Chuvas em João Pessoa provocam interdição de pelo menos 27 casas
No último fim de semana, nove famílias foram resgatadas após terem casas invadidas pela água
As chuvas que antecedem o período de inverno provocaram interdições de várias casas em João Pessoa, na Paraíba. Pelo menos 27 residências tiveram o acesso considerado de risco pela Defesa Civil, nos bairros Cruz das Armas, Alto do Mateus, Castelo Branco, Mangabeira e Engenho Velho.
Nesse sábado (28), 39 pessoas tiveram suas casas alagadas e foram resgatadas por equipes do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. Devido a ação emergencial, as residências não foram interditadas, mas a prefeitura contabiliza cerca de nove famílias. Elas foram encaminhadas para o Centro de Atividades e Lazer Padre Juarez Benício, em Gramame.
Além das pessoas da comunidade Engenho Velho, outras duas famílias, advindas da comunidade Santa Clara, estão sob a tutela da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) da capital. Elas estão em abrigos temporários, recebendo alimentação e assistência enquanto aguardam a liberação do auxílio moradia.
Os desabrigados da comunidade Santa Clara, do Castelo Branco, deixaram suas residências após interdição da Defesa Civil na quarta-feira (25) da semana passada. Ao total, foram sete residências do bairro e uma outra que fica em Mangabeira.
O Portal T5 contactou a prefeitura de João Pessoa a fim de atualizar o número total de desabrigados e desalojados. A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) informou que está responsável por 43 pessoas desabrigadas (39 advindas da comunidade Engenho Velho e quatro da Santa Clara). A Defesa Civil, no entanto, informou não saber o número total de desalojados (pessoas que deixaram suas casas e estão abrigadas em residências de familiares ou terceiros).
À reportagem, a Defesa Civil confirmou ainda que em abril e maio ainda houve mais duas interdições: seis casas foram interditadas no bairro Alto do Mateus no dia 16 de maio e quatro casas foram interditadas no bairro de Cruz das Armas em abril. As residências não foram desinterditadas e essas pessoas estão desalojadas.
A Defesa Civil orienta a população para que acione o órgão caso seja observada qualquer anormalidade devido às chuvas. O número para acionar o órgão é o 199.
Veja mais: