Cabedelo e Bayeux mantêm máscaras obrigatórias em unidades de saúde
Equipamento de segurança deve ser utilizado por profissionais e usuários.
O uso de máscaras permanece obrigatório em unidades de saúde, sejam elas públicas ou privadas, nos municípios de Cabedelo e Bayeux, Região Metropolitana de João Pessoa. Em novo decreto, as prefeituras adotaram o uso facultativo de máscaras em toda a cidade, exceto em locais públicos destinados à assistência direta à saúde, tais como hospitais e UBS.
Para o secretário de saúde de Cabedelo, Murilo Suassuna, é recomendado o uso do equipamento de segurança às pessoas que possuam comorbidades ou apresentem sintomas da Covid-19. “Durante a pandemia, as pessoas positivadas para a Covid-19 buscam primeiro uma unidade de saúde para serem atendidas. Essa medida busca proteger os profissionais dos hospitais e os outros usuários de serem infectados. É uma questão de segurança”, disse.
O novo decreto do governo da Paraíba desobrigou o uso de máscaras em locais abertos de todo o terrtório. Para os ambientes fechados, os municípios devem ter índice mínimo de vacinação completa contra a Covid-19, de 70% da população, para flexibilização. Com isso as cidades de Salgadinho, Mulungu, Bonito de Santa Fé e Tacima devem manter obrigatório o uso de máscaras em ambientes fechados da cidade.
Segundo o Ministério da Saúde, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o uso de máscara cirúrgica para a população em geral nas seguintes situações: indivíduos acima de 60 anos de idade ou com fatores de risco a serem considerados para complicações da Covid-19 e pessoas sintomáticas, para o controle da fonte de infecção.
Veja mais: