TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Decreto de desapropriação

MPF anuncia fim do aluguel à família sueca detentora de imóveis em Rio Tinto

Assinatura do decreto de desapropriação foi realizada com a presença dos beneficiários. Governo do estado arcou com custos após negativas da União.

Por Cristiano Sacramento Publicado em
Cerimônia que culminou na assinatura do documento
Cerimônia que culminou na assinatura do documento (Imagem: Divulgação / MPF)

Por meio de uma publicação nas redes sociais, o Ministério Público Federal (MPF) na Paraíba comunicou que após 100 anos cerca de 700 famílias deixarão de pagar aluguel à família sueca proprietária de uma parcela considerável das casas e imóveis em Rio Tinto, cidade no Litoral Norte da Paraíba. A família Lundgren é detentora da Companhia de Tecidos Rio Tinto, uma antiga fábrica instalada no município, mas que já foi desativada.

Segundo a instituição, a constatação decorre de uma negociação intermediada pelo MPF. No dia 24 de março, os beneficiários testemunharam a assinatura de um decreto de desapropriação das residências, até então, pertencentes à família Lundgren.

"O caso remonta ao início da década de 1910, quando a família sueca fundou a companhia de tecidos, que levou o nome do município, e construiu milhares de casas para os funcionários, mediante retribuição financeira à família (aluguel). A desapropriação, no valor de R$ 23,5 milhões, foi feita pelo Governo Estadual após negativas do Governo Federal", informou a instituição.

Com a assinatura, cerca de 100% dos imóveis poderão receber também a escritura de posse. Clique aqui e confira o decreto de desapropriação.

Confira



Relacionadas