MPPB instaura procedimento para averiguar situação do Hospital Infantil do Valentina, em João Pessoa
A promotora de Justiça solicitou o encaminhamento, em até cinco dias, de informações sobre as medidas que estão sendo adotadas no Hospital.
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) instaurou, nesta quarta-feira (20), procedimento para averiguar a situação do Hospital Municipal Valentina Figueiredo, em João Pessoa. Conforme o MPPB, serão analisadas as denúncias veiculadas na imprensa, como a reportagem veiculada na TV Tambaú - mães denunciaram longa espera por atendimento, além da falta de profissionais médicos na unidade hospitalar.
O procedimento foi instaurado pela promotora de Justiça que atua na defesa da Saúde na capital, Jovana Tabosa. Ela já solicitou ao Conselho Regional de Medicina (CRM-PB), o encaminhamento, no prazo de cinco dias, da cópia do relatório de fiscalização realizado na unidade hospitalar, que é referência no atendimento pediátrico na capital.
A promotora de Justiça também solicitou à direção do hospital o encaminhamento, em até cinco dias, de informações sobre as medidas que estão sendo adotadas para diminuir o tempo de espera de atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e a escala de médicos dos últimos três meses.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a falta de profissionais gerou problemas com escalas de trabalho e, consequentemente, reclamações de pacientes foram registradas.
Questões salariais e sobrecarga de trabalho são as queixas apresentadas pelos profissionais. O Sindicato dos Médicos denunciou ainda o formato das escalas de plantões. "Neste mês, há escalas variadas incompletas, em alguns plantões contando com três, dois ou apenas um pediatra. Nos três casos, a quantidade de profissionais é claramente insuficiente". O sindicato pede "condições dignas de trabalho para o atendimento à população".
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), divulgou nesta terça-feira (19), um processo seletivo, em caráter de urgência, para contratação de médicos pediatras, com o objetivo de solucionar demandas da unidade hospitalar, referência no atendimento pediátrico na rede pública de saúde da capital.
Leia também: