Vídeo | Pela 1ª vez, Hospital Clementino Fraga fica sem pacientes com Covid-19 ativa na UTI
Quatro pacientes, com sequelas da doença, estão internados na unidade.
Pela primeira vez desde o início da pandemia, o Complexo Hospitalar Clementino Fraga, localizado em João Pessoa, está sem pacientes com quadro de Covid-19 ativa. O hospital é referência no tratamento da doença.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, o diretor da unidade, o médico infectologista Fernando Chagas, quatro pacientes estão internados, mas com sequelas da doença. Ou seja, não transmitem a Covid-19. "Estamos com quatro pacientes na UTI Covid do Complexo Hospitalar Clementino Fraga. Estes pacientes já passaram do período de Covid ativa. Então são caracterizados como pacientes com sequelas da Covid (...) Pela primeira vez em dois anos, nós estamos sem pacientes com Covid ativa na UTI Covid do Complexo Hospitalar Clementino Fraga", disse o médico.
O Complexo Hospitalar de Doenças Infectocontagiosas Clementino Fraga (CHCF), devido a sua natureza, foi o primeiro hospital da Paraíba a se preparar para receber pacientes diagnosticados com coronavírus, ainda no começo de 2020. A unidade hospitalar é referência no combate ao coronavírus pelo atendimento multiprofissional composto por médicos especialistas, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistentes sociais e psicólogos.
Ocupação de leitos Covid-19 na Paraíba
A ocupação total de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico), em todo estado, é de 6%. Fazendo um recorte apenas dos leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação chega a 6%. Em Campina Grande, estão ocupados 0% dos leitos de UTI adulto e no sertão, 0% dos leitos de UTI para adultos. De acordo com o Centro Estadual de Regulação Hospitalar, nenhum paciente foi internado nas últimas 24 horas. Ao todo, 34 pacientes estão internados em uma unidade pública de referência para a covid-19.
Leia também: