Missa de Cinzas marca início da Quaresma para católicos em João Pessoa
Período de 40 dias prepara fiéis para a celebração da Páscoa
Esta Quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma, um dos períodos mais importantes para a comunidade católica. Celebrações acontecem ao redor do mundo, reunindo milhares de fiéis. Na Paraíba, Dom Manoel Delson, o Arcebispo do estado, celebra a Missa de Cinzas na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, a partir das 9h da manhã.
O Tempo de Quaresma estende-se por 40 dias, indo até o Tríduo Pascal, na preparação para a Páscoa, que é a maior festa da Igreja Católica e simboliza a ressurreição de Jesus. Neste período, a Igreja sugere algumas ações, como jejum e penitência, que costumam ser adotadas pelos fiéis.
O Papa Francisco, líder da Igreja Católica, convocou para esta quarta-feira um dia de oração e jejum, preocupado com a situação do mundo, principalmente com o grave conflito entre Rússia e Ucrânia.
Campanha da fraternidade 2022
Durante a Missa de Cinzas, a Arquidiocese também abre oficialmente, junto com toda Igreja no Brasil, a Campanha da Fraternidade, que este ano tem como tema “Fraternidade e Educação” e o lema bíblico, extraído de Provérbios 31, 26: “Fala com sabedoria, ensina com amor”.
Essa é a terceira vez que a temática da educação será abordada na Campanha da Fraternidade. O tema já foi objeto de reflexão e ação eclesial em 1982 e 1998. De acordo com a introdução do texto-base, foi “a realidade de nossos dias que fez com que o tema educação recebesse destaque, um tempo marcado pela pandemia da Covid-19 e por diversos conflitos, distanciamentos e polarizações”.
Veja mais: