Geraldo Medeiros e Marcelo Queiroga discordam sobre fim da pandemia
Estado de pandemia foi classificado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em março de 2020
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, avalia a possibilidade de rebaixar o status de pandemia de Covid-19 para endemia no Brasil. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (3) pelo presidente Jair Bolsonaro em uma rede social e confirmada pelo Ministério da Saúde (MS).
Vale lembrar que o estado de pandemia de Covid-19 foi classificado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em março de 2020.
No Twitter, Bolsonaro publicou: "Em virtude da melhora do cenário epidemiológico e de acordo com o § 2° do Art. 1° da Lei 13.979/2020, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, estuda rebaixar para endemia a atual situação da Covid-19 no Brasil".
Em nota, o MS disse que já está adotando as medidas necessárias para a reclassificação. A pasta afirmou que "avalia a medida, em conjunto com outros ministérios e órgãos competentes, levando em conta o cenário epidemiológico e o comportamento do vírus no país”.
Para o secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, o atual momento da pandemia de Covid-19 não permite a classificação de endemia.
“Essa caracterização de pandemia para endemia, neste momento, na minha ótica não é factível”, disse ao Portal T5. “Porque nós temos ainda um percentual de mortes e casos novos diários, num estágio ainda avançado, que não permite a gente considerar como se tivesse em uma endemia”, explicou ele.
Geraldo Medeiros ainda acrescentou que “quem declara a decisão de pandemia para endemia é a Organização Mundial de Saúde”. Mas afirmou que "o presidente e o ministro da Saúde têm prerrogativas para adotar medidas de flexibilização”.
Qual a diferença entre pandemia e endemia?
O termo endemia é usado nos casos de doenças recorrentes, típicas, que são frequentes em uma determinada região. Mas que para elas já exista uma resposta efetiva para população por parte da rede de saúde.
Uma pandemia pode ser classificada quando uma doença atinge níveis mundiais. Ou seja, quando a enfermidade se dissemina em diversos países ou continentes, afetando uma grande quantidade de pessoas.
O que mudaria?
Se passar a ser tratada como endemia, a Covid-19 deixará de ser uma emergência de saúde no Brasil. Assim, restrições como uso de máscaras, proibição de aglomerações e exigência do passaporte vacina, por exemplo, podem deixar de ser obrigatórias.
Leia também: