STF autoriza extradição do chefe da máfia italiana, preso na Paraíba
Rocco Morabito foi preso por agentes da Interpol em maio do ano passado na Paraíba, após fugir da cadeia no Uruguai e passar quase dois anos foragido
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou nesta terça-feira (8), a extradição do italiano Rocco Morabito, apontado como líder da máfia calabresa 'Ndrangheta. Ele foi preso por agentes da Interpol em maio do ano passado na Paraíba, após fugir da cadeia no Uruguai e passar quase dois anos foragido. A informação é do jornal O Estado de S. Paulo.
A entrega de Morabito ao governo italiano depende agora do aval do presidente Jair Bolsonaro (PL) para que o Ministério da Justiça e Segurança Pública dê início aos trâmites de cooperação internacional.
A prisão
O delegado Anderson Torres, da Polícia Federal da Paraíba, divulgou em maio de 2021 que uma investigação resultou na prisão do chefe da máfia italiana procurado pela Interpol. A prisão ocorreu na capital, João Pessoa.
Segundo o delegado, Rocco teria envolvimento com o tráfico internacional de drogas e com uma organização criminosa investigada na Europa, a Ndrangheta. A prisão se deu após uma investigação conjunta entre o Brasil e a Itália. O mandado foi expedido pelo Supremo Tribunal Federal.
De acordo com a Polícia Federal, há registro da atuação de Morabito no tráfico de drogas entre Brasil e Europa desde os anos 90. Em 2017, com base em informações da Interpol em Brasília, ele chegou a ser preso no Uruguai, depois de 22 anos anos foragido, mas fugiu da prisão dois anos depois.