João Pessoa terá vacinação contra Tríplice Viral, Covid-19 e Hepatite B na Lagoa
A ação vai acontecer das 17h às 21h
Nesta terça-feira (15), as vacinas contra a Covid-19, Hepatite B e a tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) estarão sendo aplicadas na Lagoa do Parque Solon de Lucena, no Centro de João Pessoa. A ação, que tem o objetivo de ampliar a cobertura vacinal, vai acontecer das 17h às 21h.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), não será preciso fazer o agendamento para a vacinação.
“Vamos disponibilizar as doses para crianças, adolescentes e adultos, sendo que apenas adolescentes e adultos podem administrar as vacinas simultaneamente que previnem contra Covid-19 com outras vacinas. No caso das crianças, o intervalo entre a vacina que previne contra Covid-19 e os demais imunizantes do calendário de rotina deve respeitar o prazo de 15 dias”, explicou a diretora de Vigilância em Saúde da Capital, Alline Grisi.
Vacinas são seguras
As vacinas são, comprovadamente, o meio mais seguro e eficaz de proteção contra inúmeras doenças infecciosas e funcionam ao simular, de forma segura, uma infecção, sem causar a doença nem efeitos colaterais graves. A partir do momento que as doses são aplicadas, a vacina desencadeia uma série de reações imunológicas, que levam a um estado de proteção (imunidade protetora) contra a doença para a qual ela foi desenvolvida.
Para a maioria das vacinas atualmente disponíveis, a imunidade protetora é atribuída à produção de anticorpos que reconhecem o patógeno, agente causador de doença e, o impedem de se multiplicar e causar a doença no indivíduo já imunizado. Dessa forma, quando nosso organismo é atacado por um vírus ou bactéria, nosso sistema imunológico, que atua na defesa, dispara uma reação em cadeia com o objetivo de frear a ação desses agentes estranhos.
Leia também: