Paróquias homenageiam São José, santo padroeiro dos trabalhadores, na Paraíba
No Nordeste, o plantio do milho é acompanhado pela tradição de rezar para chover na véspera ou dia de São José.
Em celebração ao dia de São José, pai adotivo de Jesus, a Arquidiocese da Paraíba confirmou que duas paróquias contam com programações oficiais para celebração da data - celebrada em 19 de março. Em João Pessoa, duas paróquias são dedicadas ao santo. Uma localiza-se no bairro José Américo e outra em Cruz das Armas. A Paróquia do José Américo está em festa, realizando o seu novenário. Já na de Cruz das Armas, celebra-se o dia de São José em 1º de maio - em razão dele ser um carpinteiro, portanto, santo padroeiro dos trabalhadores.
São José também é patrono de inúmeras comunidades. "Portanto, existem muitas festas e novenários acontecendo em praticamente todas as paróquias da arquidiocese", afirmou a Arquidiocese em nota.
São José
Em todas as citações bíblicas, José é sempre apontado como homem de coragem, trabalhador, justo, temente a Deus e tem um papel fundamental na história de Maria e do próprio Cristo. Por ser o patrono guardião da Sagrada Família, a Igreja o escolheu também como patrono.
São José e as chuvas
É tradição, especialmente no Nordeste, rezar para chover na véspera ou dia de São José. Na crença popular, se chover nesses dias, é a garantia de uma boa safra, plantio e fartura, o que culmina na festa de São João, época da colheita. A devoção origina-se nas tradicionais novenas ao santo, que coincidem com o período das chuvas que são fundamentais para a garantia de uma boa safra. Então os agricultores atribuem a São José a chuva como bênção do santo.