'Doença da mosca': saiba quais os sintomas e como identificar a patologia
A virose tem levado muitas pessoas ao serviços de saúde na rede pública e particular
A incidência da variação entre fortes chuvas e muito calor culminaram em uma nova preocupação aos pessoenses nos últimos dias. Popularmente conhecida como 'doença da mosca', a patologia decorre do aumento destes insetos neste período, marcado pelas condições descritas no início da matéria em João Pessoa.
Cientificamente denominada como Doença Diarréica Aguda (DDA) ou Gastroenterite Aguda, a virose tem levado muitas pessoas ao serviços de saúde na rede pública e particular. Dentre os sintomas mais comuns, estão náuseas, vômito, diarreia e febre. O parecer se torna cada vez mais comum em crianças. Desidratação, pele seca e irritada são outros fatores que chamam atenção.
"Esse tipo de virose que se apresenta como uma gastroenterite é sazonal. Então, é relativamente esperada nessa época do ano", explicou o secretário de Saúde de João Pessoa, Luís Ferreira
O problema pode ser causado por fungos, bactérias ou vírus. Os transmissores principais são moscas e baratas que, em razão do acúmulo, se proliferam de forma mais rápida nessa época do ano. Dentre os principais, está a contaminação dos alimentos - forma mais comum de contrair a doença.
"Geralmente, são adquiridas na alimentação contaminada ou o contato com outra pessoa que está com essa virose", disse o secretário.
A orientação é buscar o serviço de saúde assim que ocorrerem os primeiros sintomas. A automedicação pode, inclusive, se transformar em uma arma.
Leia também: