Novo decreto de João Pessoa desobriga uso de máscaras em locais abertos; veja
Um peculiaridade que o decreto traz é que menores de 12 anos poderão ficar sem máscaras tanto em ambientes abertos, quanto fechados
Conforme o prefeito Cícero Lucena adiantou, o novo decreto de João Pessoa, publicado na noite desta sexta-feira (18), desobriga o uso de máscaras em ambientes abertos da cidade. Segundo o gestor, os números referentes à pandemia na capital foram importantes na tomada dessa decisão. Confira o decreto na íntegra aqui
De acordo com o procurador geral do município de João Pessoa, Bruno Nóbrega, uma peculiaridade que o decreto traz é que menores de 12 anos poderão ficar sem máscaras tanto em ambientes abertos, quanto fechados. A regra vale para salas de aula, sendo o uso obrigatório da máscara apenas para pessoas acima de 12 anos de idade.
Mas, atenção! O uso da máscara ainda segue obrigatório em transportes públicos, para pessoas com sintomas da Covid-19 e trabalhadores que exerçam suas funções em ambientes externos ou ao ar livre, cuja circulação em vias e espaços públicos seja recorrente.
Outros pontos
Além das diretrizes em relação ao uso de máscaras, o documento descreve outras flexibilizações. O texto continua permitindo que bares, restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniência, igrejas e academias possam funcionar com 100% da capacidade.
Além disso, cinemas, teatros, circos, eventos esportivos, sociais e corporativos poderão ser realizados com 100% de ocupação do local, no entanto, com o uso de máscara obrigatório e exigência de apresentação de cartão de vacinação com o esquema vacinal completo.
A realização de eventos sociais ou corporativos, de forma presencial, tais como congressos, seminários, encontros científicos, casamentos, formaturas ou assemelhados, continua com o limite de até 80% da capacidade.
Eventos esportivos nos estádios de futebol, arenas e ginásios esportivos também continuam com capacidade limitada a 80%.
Shows estão liberados seguindo protocolos e com um público máximo de 70% da capacidade.
O decreto passa a entrar em vigência neste sábado (19) e as regras valem até o dia 31 de abril.
No dia 1 de abril há possibilidade de desobrigação do uso de máscaras também para ambientes fechados. No entanto, tudo deve ser avaliado levando em consideração o avanço da vacinação e registro de novos casos e mortes.