Energisa recebe fotos por WhatsApp para emitir contas de energia
Registro dos medidores pode ser enviado para a atendente virtual da concessionária para a emissão da fatura; saiba como
A leitura do medidor para determinar a fatura de energia poderá ser feita pelo próprio morador da casa e enviada por WhatsApp para a Energisa. Isso vai evitar a emissão de contar com a "fatura média", emitida geralmente quando existe algum fato que impede o trabalho dos profissionais que fazer a leitura.
Segundo a Energisa, 2,64% das mais de 20 milhões de contas emitidas em 2021 foram com base na média do consumo diário daquela residência. Agora, basta tirar uma foto do leitor com o número visíviel em até três dias antes da data da leitura, que é informada na conta, e enviar para o WhatsApp (83) 99135-5540 logo depois de mandar a palavra "Autoleitura" para que a atendente virtual entenda o teor da mensagem.
Entenda o passo a passo:
Na conta de luz, consta a data prevista para leitura do mês seguinte, que será o dia limite para o cliente enviar as informações à distribuidora. O cliente poderá fazer a autoleitura até três dias antes dessa data ou no próprio dia.
Por exemplo, se a data da próxima leitura for 15 de abril, o período para informar os números registrados no medidor à Energisa engloba os dias 12, 13, 14 e 15 de abril.
O cliente fotografa os números que aparecem no medidor e envia a imagem para a Gisa, a atendente virtual da concessionária. Após o envio, a imagem é verificada pela inteligência artificial e, em seguida, devolvida para confirmação do cliente;
Caso esteja, ainda, fora do prazo, a Gisa informará o período para fazer a autoleitura.
Veja também: