Estava com Covid? Saiba quanto esperar para tomar a dose de reforço
A indicação de reforço também vale para as pessoas que tenham sido diagnosticadas com Covid-19 recentemente.
As pessoas com o esquema vacinal completo devem receber uma dose de reforço contra a Covid-19 quatro meses após a aplicação da última injeção. Isso é o que prevê a campanha brasileira de vacinação contra a doença.
Segundo os especialistas, o prazo estipulado leva em conta estudos que mostram a queda gradual dos níveis de anticorpos neutralizantes que combatem o coronavírus.
A indicação de reforço também vale para as pessoas que tenham sido diagnosticadas com Covid-19 recentemente. No entanto, elas devem respeitar um prazo de quatro semanas após a infecção para receberem mais uma dose do imunizante.
O período de quatro semanas após o início dos sintomas ou do diagnóstico positivo é indicado para todas as pessoas, incluindo as imunocomprometidas. A infectologista Joana D’arc Gonçalves, da Universidade de Brasília (UnB), explica que respeitar o prazo é importante para garantir a eficácia do imunizante. “A vacina com um intervalo menor que quatro semanas após a infecção tem risco de ser inativada pelos anticorpos circulantes produzidos durante a doença“, detalha.
Com informações do Metrópoles