Alunos da UEPB protestam pelo retorno das aulas presenciais no Sertão
A manifestação ocorreu na cidade de Catolé do Rocha, Sertão do Estado, que abriga o Campus IV da instituição
A manhã desta sexta-feira (11) foi marcada por protestos de estudantes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), na cidade de Catolé do Rocha, Sertão do Estado, que abriga o Campus IV da instituição. O motivo das manifestações é, segundo os estudantes, o adiamento das aulas que estavam previstas para o início de fevereiro.
Os manifestantes relatam que estão sendo prejudicados por causa das aulas remotas e dizem que existe a possibilidade de retorno presencial seguindo as medidas de sanitárias recomendadas contra a Covid-19.
O argumento dos universitários é de que as escolas da Rede Municipal e Estadual de Ensino, assim como os colégios particulares e faculdade privadas já retornaram às aulas presenciais.
A instituição enviou nota afirmando que as atividades teóricas estão acontecendo de forma remota após consulta online feita com os alunos. A universidade disse ainda que na consulta explicou que o retorno das aulas presenciais para os cursos de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia, Psicologia, Agronomia, Ciências Agrárias, Curso Técnico em Agropecuária, Engenharia Civil e Odontologia poderiam passar por mudanças por conta de decreto governamental. .
“As atividades teóricas, as quais estão sendo desenvolvidas de forma remota, após duas consultas feitas à comunidade acadêmica, com relevante atenção à opinião dos estudantes. (...) Destaque-se, contudo, que esta mesma resolução também previu que as suas determinações estariam condicionadas à edição de novos decretos governamentais e, de um modo geral, aos dados epidemiológicos e ao estado atual da pandemia”, mencionou no texto.