TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Pesquisa

Sete em cada dez paraibanos apoiam vacina contra a Covid para crianças

Campanha de imunização para público infantil completa um mês no estado.

Por Dennison Vasconcelos Publicado em
João Pessoa tem 30% do público infantil vacinado.
João Pessoa tem 30% do público infantil vacinado. (Foto: Secom-PMJP/Divulgação)

Sete em cada dez paraibanos apoiam a imunização de crianças contra a Covid-19. De acordo com o levantamento do instituto de pesquisa Alfa Inteligência, a aprovação popular para a imunização da faixa etária de 5 a 11 anos é de 71% na Paraíba.

Nesta terça-feira (15), a campanha de vacinação para o público infantil no estado completa um mês. Nesse período, em João Pessoa, cerca de 30% das crianças foram vacinadas com a primeira dose. "A campanha tem sido exitosa. A perspectiva é que todo o público alvo seja atingido até o mês de março", disse a secretária de Saúde Margareth Diniz.

+ Veja os locais de vacinação nesta segunda-feira (14), em João Pessoa

A aceitação da população do estado à vacina foi comprovada em um levantamento com 1.023 pessoas acima de 16 anos ouvidas em todas as regiões da Paraíba.

O maior apoio à campanha foi verificado no grupo de pessoas entre 45 a 59 anos: 79% dos respondentes desse grupo afirmaram ser a favor da imunização; por outro lado, 64% da população entre 25 e 34 anos endossa a campanha.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou em dezembro de 2021 as doses da Pfizer e CoronaVac  para o grupo maior de 5 anos, no Brasil.

Religião

A população evangélica é a que mais se opõe à vacinação de crianças. Segundo a pesquisa, 42% dos paraibanos que se dizem evangélicos afirmam ser contra a imunização desse público, enquanto 58% se declaram a favor da imunização.

A adesão à vacinação é maior em outros grupos religiosos: entre os católicos, 78% responderam apoiar a vacinação, enquanto 22% são contra. Já 67% dos que afirmaram não possuir religião são a favor da campanha, e 33% se opõem à aplicação dos imunizantes.

Combate às fake news

Para a pesquisadora Adriana Bahia, o levantamento é uma ferramenta profissional que auxilia a sociedade para escolhas importantes. "Esse é um assunto de responsabilidade social e a pesquisa traz esse retrato de pensamento da população neste momento. Por agregar valor e ter o compromisso de imparcialidade, esse é um suporte no combate a informações falsas. Os dados ajudam na tomada de decisões com base em informações e métodos científicos.", analisou.

Veja mais:



Relacionadas