PB ultrapassa 1 mês sem atualização de informações sobre vacinados
Ministério da Saúde enfrenta instabilidade nos sistemas após ataque hacker.
Há mais de um mês, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) não atualiza os números de pessoas vacinadas contra a Covid-19 na Paraíba. O Ministério da Saúde enfrenta instabilidade nos sistemas após o ataque hacker sofrido no dia 10 de dezembro do ano passado. Com a inoperância do Sistema e-SUS, os municípios paraibanos não têm capacidade de fornecer os dados à gestão estadual e o monitoramento da pandemia pode ser prejudicado.
Após o crime virtual, o governo chegou a reativar parte do sistema, que capta dados sobre diagnósticos e mortes, no entanto, a última atualização sobre o número de imunizados não ocorre desde o início de dezembro.
Os números estagnados mostram que 76,17% da população paraibana recebeu a primeira dose contra a Covid-19. O complemento da vacinação foi feito por 59,75% dos paraibanos. Não há dados sobre a terceira dose.
Nessa quarta-feira, a Secretaria de Saúde mais uma vez informou instabilidade e não apresentou informações sobre mores, infectados ou recuperados da doença. Além da Paraíba, o problema ocorreu em pelo menos 14 estados. O Ministério da Saúde reconheceu que ainda há instabilidades a serem corrigidas nos sistemas e que isso será realizado até sexta-feira (14).
Sobre a falta de dados de vacinados, a pasta do governo federal também disse que entre as falhas está a disponibilização de informações de vacinação para estados e municípios.
Veja mais: