PB faz restrição de testes para Covid por risco de desabastecimento
Medida é preventiva por conta do cenário nacional, mas estado possui estoque e previsão de recebimento de testes.
Devido ao risco de desabastecimento de testes para detecção da Covid-19 em todo o Brasil, a Paraíba recebeu a recomendação do Ministério da Saúde para restrição da aplicação dos exames que detectam a infecção. De acordo com o secretário de Saúde, Geraldo Medeiros, 142 mil novos testes devem chegar no dia 20 de janeiro.
"A recomendação do Ministério da Saúde é reservar os testes para pessoas sintomáticas e também evitar utilizar a exigência do teste em grandes eventos. Haverá modificações no sentido de seguir a orientação", disse o gestor à TV Cabo Branco.
Conforme a Secretaria de Estado da Saúde, a Paraíba tem abastecimento de testes RT-PCR suficientes para as demandas de vigilância no território. A última distribuição aos municípios ocorreu no dia 30 de dezembro de 2021, quando foram concedidos 377.185 testes de antígeno.
Nas últimas semanas, João Pessoa faz uma força-tarefa para testagem da população. Os exames são oferecidos em postos fixos instalados na Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep), das 8h às 12h, e nas unidades de saúde da família (USF), das 7h às 11h e das 12h às 16h.
Desde o início da pandemia, 1.268.152 testes para diagnóstico da Covid-19 foram realizados na Paraíba. Os exames detectaram a infecção de 468.652 pessoas. O último boletim da Secretaria de Estado da Saúde disse ainda 363.514 pacientes estão recuperados da doença.
Veja mais: