Servidores do INSS denunciam casos de Covid e determinação de agência continuar aberta em JP
Entre os doentes estão técnicos, militares, médicos, assistentes sociais e vigilantes.
Representantes de servidores públicos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) denunciaram na manhã de terça-feira (25) que quase todos os servidores da Agência da Previdência Social (APS Sul), nos Bancários, foram infectados com a Covid-19. Entre os doentes estão técnicos, militares, médicos, assistentes sociais e vigilantes.
Segundo o trabalhadores, mesmo diante desse fato, a determinação da Gerência Executiva do INSS em João Pessoa é que a agência do Sul continue aberta, com apenas um estagiário e uma servidora.
A direção do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Previdência e Trabalho do Estado da Paraíba (SindsprevPB) exige que a Gerência Executiva cumpra os protocolos de saúde aprovados pelo Governo da Paraíba e feche a agência. “A APS deve fechar e só após o procedimento de desinfecção e com todos e com todos os servidores testados negativos para covid-19, é que deve ser reaberta. Estamos pedindo providência ao gerente executivo para que essa situação seja contornada e para que outras agências não venham a passar pela mesma situação”, afirmou, em nota, a direção do sindicato.
O Portal T5 procurou a assessoria de comunicação do INSS, que enviou a seguinte nota:
A Gerência Executiva do INSS em João Pessoa informa que, com relação aos servidores e prestadores de serviços que trabalham na agência Sul, localizada nos Bancários, que testaram positivo para Covid-19 ou apresentaram sinais de síndrome gripal, os mesmos foram afastados do serviço e a agência passou por um forte processo de limpeza.
Para não prejudicar a população, ou seja, os segurados que têm seu atendimento agendado e precisam dos serviços do INSS, a gerência deslocou servidor e estagiário de outra agência e, juntamente com os peritos médicos, está garantindo o atendimento para os serviços de perícia médica, obedecendo todos os protocolos sanitários de prevenção do Covid-19.
Em virtude do afastamento de vários servidores, os demais serviços que estão agendados até o dia 31.01.2022, serão reagendados e os segurados informados. Aqueles segurados com agendamento no período que, por algum motivo, não sejam contactados por um servidor do INSS, devem ligar na Central 135 e solicitar o reagendamento.
Informa ainda, que está entrando em contato com o setor de Vigilância Epidemiológica do município, para uma possível visita à agência e verificação de mais alguma medida a ser tomada.
Veja mais: