Paraíba tem menor ocupação de leitos desde início da pandemia
Ao todo, 264 pacientes estão internados no estado, sendo 182 enfermaria e 82 UTI
As internações por covid-19 na Paraíba apresentam uma queda expressiva no mês de novembro, quando comparadas aos meses anteriores. Ao todo, 264 pacientes estão internados no estado, sendo 182 enfermaria e 82 UTI, o quantitativo mais baixo desde abril de 2020, quando havia 233 pessoas internadas, das quais 100 estavam em leitos de UTIs. Os dados são do Centro Estadual de Regulação Hospitalar, responsável pelas internações do agravo na rede pública de saúde.
Desde o início da pandemia, a Paraíba chegou a ter 2.365 regulações de pacientes acometidos pelo novo coronavírus, em um único mês. Em março deste ano, 1.151 pacientes estavam internados em enfermarias e 854 ocupavam os leitos de UTI. De acordo com o secretário de Saúde do estado, Geraldo Medeiros, este é um quadro muito diferente da situação atual, já que os números totais de regulações não representam nem a metade dos casos do período mais crítico.
"Olhando para este panorama, nós temos a certeza de que a vacina, bem como os cuidados preventivos e medidas não farmacológicas surtiram o efeito desejado, com a diminuição dos casos graves do vírus. Este mês de novembro apresenta ainda uma queda de 18% no número de internações em UTI e 11% nas enfermarias, em relação ao mês de outubro, com uma redução geral de 13% nestas internações", explica o secretário.
Atualmente, a Paraíba possui 80,26% da população com idade a partir de 18 anos vacinada com as duas doses, ou dose única, o que representa 2.423.375 pessoas que já completaram os esquemas vacinais. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) reforça que as medidas reconhecidamente eficazes contra a covid-19 continuam sendo a vacinação em tempo oportuno e as medidas de proteção individual como o uso de máscaras.
Leia também:
- Vídeo | Jogador da seleção é atacado com taco de beisebol durante assalto
- Vacinação em João Pessoa acontece até às 22h nesta quinta (2)
- João Pessoa cancela queima de fogos na orla durante Réveillon
- Plano de apoio às famílias da 'Dubai' deve ser apresentado até terça (7)
- Ômicron: terceiro caso da variante é confirmado no Brasil