Saiba como observar

Cometa Leonard pode aparecer no céu da Paraíba nesta semana

Pra observar o Cometa Leonard será preciso procurar um local com boa visibilidade para o horizonte oeste.

Por Renata Nunes Publicado em
Cometa Leonard pode aparecer no céu da Paraíba nesta semana
Cometa Leonard pode aparecer no céu da Paraíba nesta semana (Imagem: Associação Paraibana de Astronomia)

O Cometa Leonard (C/2021 A1) já é o maior e mais brilhante cometa de 2021. Na semana passada, vários observadores do Hemisfério Norte relataram a observação do cometa a olho nu no final da madrugada. Do Brasil a observação foi um pouco difícil, mas a partir desta semana, ele pode aparecer no céu da Paraíba,  já nesta terça (14).

O Cometa C/2021 A1 Leonard foi descoberto por Greg J. Leonard nos primeiros dias de 2021 a partir do Observatório Mount Lemmon, no Arizona. Desde suas primeiras previsões ele já dava indícios que poderia se tornar bastante brilhante e proporcionar um verdadeiro espetáculo no céu no final de 2021.

Isso levou os astrônomos de todo o mundo a acompanhar sistematicamente a evolução do cometa ao longo do ano. Até então, seu brilho vem aumentando de acordo com as previsões feitas em janeiro. Agora, estamos nos aproximando do final do ano e do início do “Show de Leonard” nos céus do Brasil.

Como observar e registrar?

Pra observar o Cometa Leonard no início da noite, a partir do dia 14, será preciso procurar um local com boa visibilidade para o horizonte oeste. Sem prédios, postes ou qualquer outra coisa nessa direção. É bom evitar também as regiões urbanas, pois a luminosidade da cidade pode ofuscar o brilho do cometa.

Se tiver um binóculo ou luneta, pode tentar localizá-lo uns 30 minutos após o pôr do Sol. Utilize como referência o planeta Vênus, o mais brilhante no céu na direção oeste. No dia 14, o cometa deve aparecer abaixo e à direita de Vênus, próximo ao horizonte. E nos dias seguintes ele deve aparecer cada vez mais alto e mais à esquerda.

E se o Cometa Leonard estiver suficientemente brilhante quando aparecer por aqui, não custa nada tentar registrar o momento com uma bela foto! O ideal nesse caso, é procurar um local que ofereça uma boa paisagem para compor a imagem, mas que não seja muito iluminada para não ofuscar o ator principal, o cometa.

Dependendo da luminosidade do astro, uma câmera portátil ou até mesmo de celular pode ser suficiente para fazer um bom registro, mas o ideal é uma câmera profissional, ou ao menos uma que lhe permita operar em modo manual para ajustar os parâmetros da exposição de forma adequada.

Uma boa foto de cometa não deve ser feita com uma ISO (sensibilidade do sensor) muito elevada, nem com o diafragma muito aberto. O melhor é ajustar para uma ISO que permita uma imagem sem muito ruído e uma abertura ligeiramente menor que a máxima permitida na lente. Se a lente permitir a abertura de F/2.8, por exemplo, utilizar F/4. O ajuste da luminosidade da foto deve ser feita no parâmetro do tempo de exposição, de forma que a imagem não fique muito iluminada e que o cometa apresente um bom contraste em relação ao céu.

Cometas

Cometas são corpos compostos de gelo, poeira e gases congelados, oriundos das regiões geladas nos confins do Sistema Solar. Por algum tipo de perturbação gravitacional, esses corpos são lançados para o interior do Sistema Solar. Quando se aproximam do Sol, seu gelo e seus gases sublimam, formando a coma, que é arrastada e ionizada pelos ventos solares, o que forma sua cauda e também faz com que o cometa brilhe.

Esses processos podem se intensificar dependendo do quanto o cometa se aproxima do Sol, e em certas ocasiões, a poeira ejetada junto com os gases, formam uma cauda adicional, que reflete a luz solar e pode se destacar bastante em alguns casos.