TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º
Atrativo

Cidade paraibana recebe radiotelescópio para desvendar fenômenos da cosmologia e da astrofísica

Equipamento permitirá integração entre pesquisadores do estado com instituições internacionais.

Por Cristiano Sacramento Publicado em
Equipamento será instalado no Sertão do estado
Equipamento será instalado no Sertão do estado (Imagem: Reprodução)

A cidade de Aguiar, no Sertão da Paraíba, foi palco nesta terça-feira (14) da cerimônia que oficializa o recebimento do radiotelescópio Bingo (Baryon Acoustic Oscillations from Integrated Neutral Gas Observations, em inglês). O equipamento ajudará pesquisadores na compreensão de fenômenos da cosmologia e da astrofísica, como, por exemplo, a energia escura e as rajadas rápidas de rádio. O projeto para instalação é coordenado pelo Brasil com outros oito países: China, Coreia do Sul, Reino Unido, França, Espanha, Alemanha, África do Sul e Suíça.

De acordo com o governador João Azevêdo (Cidadania), o equipamento vai fortalecer o trabalho de pesquisa em centros nas nações envolvidas e também permitirá a inclusão de estudiosos paraibanos a fim de novas descobertas. No estado, equipes da Universidade Federal de Campina Grande (UFPB) devem ficar encarregadas.

“São investimentos que vêm de todos os setores. A equação não fechava porque faltava cerca de r$ 12 milhões. Esse é o aporte da Paraíba ao projeto. É importante que o equipamento exista para a ciência. E pela localização no estado faz com que o governo participe”, disse.

Questionado em entrevista coletiva sobre as possibilidades do atrativo atrair turistas, João afirmou que o “acontece isso com outros telescópios grandes no mundo. Queremos levar para aquela região esse aporte. Com a proximidade, queremos integrar com o Parque dos Dinossauros, em Sousa.



Relacionadas