Cidade paraibana recebe radiotelescópio para desvendar fenômenos da cosmologia e da astrofísica
Equipamento permitirá integração entre pesquisadores do estado com instituições internacionais.
A cidade de Aguiar, no Sertão da Paraíba, foi palco nesta terça-feira (14) da cerimônia que oficializa o recebimento do radiotelescópio Bingo (Baryon Acoustic Oscillations from Integrated Neutral Gas Observations, em inglês). O equipamento ajudará pesquisadores na compreensão de fenômenos da cosmologia e da astrofísica, como, por exemplo, a energia escura e as rajadas rápidas de rádio. O projeto para instalação é coordenado pelo Brasil com outros oito países: China, Coreia do Sul, Reino Unido, França, Espanha, Alemanha, África do Sul e Suíça.
De acordo com o governador João Azevêdo (Cidadania), o equipamento vai fortalecer o trabalho de pesquisa em centros nas nações envolvidas e também permitirá a inclusão de estudiosos paraibanos a fim de novas descobertas. No estado, equipes da Universidade Federal de Campina Grande (UFPB) devem ficar encarregadas.
“São investimentos que vêm de todos os setores. A equação não fechava porque faltava cerca de r$ 12 milhões. Esse é o aporte da Paraíba ao projeto. É importante que o equipamento exista para a ciência. E pela localização no estado faz com que o governo participe”, disse.
Questionado em entrevista coletiva sobre as possibilidades do atrativo atrair turistas, João afirmou que o “acontece isso com outros telescópios grandes no mundo. Queremos levar para aquela região esse aporte. Com a proximidade, queremos integrar com o Parque dos Dinossauros, em Sousa.